

Com este belo mural do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, no Museo del Fútbol do estádio Centenario, Fut Pop Clube começa o passeio pelo cenário da primeira Copa do Mundo, a de 1930 – e seu interessantíssimo museu, inaugurado em 1975. O ingresso não custa caro, não. Cerca de 10 reais. Nós brasileiros podemos pagar na nossa moeda, mesmo. Aliás, leve reais, dólares ou pesos uruguayos de sobra, porque a lojinha do museu é tentadora! O senhor que me recebeu, um “carbonero” (torcedor do Peñarol) foi super simpático, mostrou não só interesse como muito conhecimento sobre o futebol brasileiro. Falou com opinião sobre a seleção de 1982, de Telê, falou do goleiro Leão, Libertadores… Enfim, tem história para contar e muito interesse pelo futebol brasileiro, como outros torcedores uruguaios.


O Museo del Fútbol do Centenário celebra tanto as duas Copas do Mundo conquistadas pelo Uruguai, em 1930 e 1950, como as duas medalhas de ouro no futebol, nos Jogos Olímpicos de Paris, 1924, e Amsterdam, 1928. Daí o apelido da seleção uruguaia – Celeste Olímpica – e as quatro estrelinhas em cima do atual escudo da Associação Uruguaia de Futebol.
- AS DUAS MEDALHAS DE OURO NO FUTEBOL OLÍMPICO


- AS DUAS COPAS DO MUNDO – TAÇAS JULES RIMET







Bicampeã olímpica. Bicampeã mundial. A seleção uruguaia também “papou” quinze vezes o Campeonato Sul-Americano, hoje Copa América. E essas conquistas tabém são reverenciadas no Museo del Fútbol. Como o Sul-Americano de 1967. Olha o Pedro Rocha na foto aí gente! O meia-atacante campeão do mundo e tricampeão da Libertadores pelo Peñarol também foi ídolo da torcida do São Paulo nos anos 70! Ele aparece agachado, com a bola, no poster do jornal “El Dia”. Um dos melhores do mundo. E quem disse isso foi Pelé.



Até as conquistas do sul-americano de juvenis – hoje juniores – são celebradas no museu do futebol uruguaio. Na foto abaixo, dá para reconhecer o espetacular goleiro Rodolfo Rodriguez e don Dario Pereyra, na “Celestinha” campeã de 1975.
- MUNDIALITO – COPA DE OURO
Os uruguaios celebraram os 50 anos do Mundial de 1930 com a Copa de Ouro, ou Mundialito, já em janeiro de 1981. Alemanha Ocidental, Argentina, Brasil, Itália, Holanda e os donos da casa jogaram no Centenário que abriga este museu. Abaixo, a camiseta que o meio-campo uruguaio Jorge Barrios usou na final contra a seleção brasileira (treinada por Telê Santana)- com ela, Barrios marcou o 1º gol da vitória celeste, 2×1.
- COPA LIBERTADORES DE AMÉRICA

As conquistas dos grandes uruguaios na Libertadores não foram esquecidas: o Peñarol tem 5 copas. O Nacional, três.
- ÍDOLOS
Pelé, Vavá, Maradona, Diego Forlán e Loco Abreu estão entre as celebridades homenageadas no Museo del Fútbol.





O Museo del Fútbol fica no estádio Centenario de Montevidéu, entrada pelo lado da Tribuna Olímpica. Pode ser visitado entre 10 e 17h (fecha às segundas).

Leia também
- site oficial do Centenario, mantido pela Cafo, que administra o estádio
- site da Asociación Uruguaya de Fútbol
- no WorldStadiums.com, texto sobre a arquitetura e a construção do Centenario
- filme Montevidéu, o Sonho da Copa
Outros Rolês do Fut Pop Clube:
- Camp Nou Experience | Museu del Barça
- Clube de Futebol Os Belenenses | Estádio do Restelo
- Club Esportiu Europa
- Giuseppe Meazza. Museo San Siro, de Inter e Milan
- Memorial das Conquistas do Santos | Vila Belmiro
- Memorial do São Paulo FC | Morumbi
- Museo de La Pasión Boquense
- Museo River
- Museu do Futebol | Estádio do Pacaembu, São Paulo
- RCD Espanyol de Barcelona
- Tour Santiago Bernabéu | Real Madrid
- Tour: Estádio da Luz | Benfica
- Vicente Calderón | Atlético de Madrid
Em 2010, o Uruguai lembrou 100 anos da camisa celeste, como a que José Leandro Andrade usou, em 1930

Maneiríssimo post, João, deixa a gente com água na boca pra ir até lá… aliás, por falar em “boca”, o Flu faz o jogo da vida na quarta-feira que vem né 🙂
Nunca estive no Uruguai, mas já passa a figurar na minha wishtourlist…
Abração!
Vai ser um jogão na Bombonera! Abs