CORNELLÀ – Impressionante como a “barra” do Espanyol de Barcelona não para. Puxados por um cara que funciona como um animador, os torcedores cantam o tempo todo, inclusive uma adaptação de Balancê, sucesso com Gal Costa. Em determinados momentos, uma animação de um periquito no telão estimula a galera a imitar o som de “We Will Rock You”. E no minuto 21 do primeiro tempo, sessenta segundos de palmas para Dani Jarque, jogador espanyolista que morreu muito jovem.
Arena moderna. E custou muito menos que os novos estádios brasileiros.
Confira comigo no replay, digo, no RT, o rolê do Fut Pop Clube pela tour que o RCD Espanyol promove no estádio novo, fora dias de jogos.
O Espanyol de Barcelona foi fundado em 28 de outubro de 1900, como Sociedade Española de Football. Hoje o nome completo do clube é grafado em catalão: Reial Club Deportiu Espanyol. E desde 2009 está de casa nova.
O estádio Cornellà-El Prat foi inaugurado em agosto de 2009 num amistoso contra o Liverpool. Os pericos (periquitos, apelido do Espanyol) venceram por 3×0.
Com capacidade para 40.500 espectadores, o estádio considerado 4 estrelas custou 65 milhões de euros – como chama a atenção o Blog de Carlos Lima, no site da ESPN – e está localizado exatamente entre os municípios de Cornellà, terra da excelente banda Estopa, e El Prat de Llobregat, onde fica o aeroporto de Barcelona. Daí o nome do estádio (ainda provisório, acredito eu). Para batizar a moderna arena, chegaram a ser cogitados os nomes do jogador Dani Jarque, capitão dos pericos que morreu na concentração pouco antes da abertura do novo campo, e Nuevo Sarrià – sim, era do Espanyol o local da derrota do Brasil para a Itália na Copa de 82, a chamada tragédia do Sarrià. Entre a demolição do Sarrià e a inauguração do Cornellà-El Prat, o Espanyol mandou seus jogos no estádio Olímpico de Montjuic, que é de 1929 e foi reformado para as Olimpíadas de 1992.


As atenções da mídia internacional se concentram no FC Barcelona? Sim. Mas a média de público do Espanyol é de matar de inveja muito grande brasileiro. O programa Sóc RCDE conta com 36.000 torcedores.
Parece distante do centro da capital catalã? Ok, sai “um pouco” do roteiro básico de turismo por Barcelona, mas o estádio está bem servido por redes de metrô e trem (confira o mapa no site do Espanyol).
E foi assim que o FutPopClube chegou ao Cornellà-El Prat em maio, para um rolê pela sede do Espanyol. O tour pelo novo estádio do RCD Espanyol inclui até vídeos de jogos em 3D!
- O Espanyol ganhou 4 vezes a Copa do Rei: 1929, 1940, 2000 e 2006.
- Na temporada passada, o uniforme alternativo do time tinha o amarelo em destaque. Cor do primeiro uniforme do clube, fundado por universitários catalães.
LINKS:
- Dani Jarque, “siempre com nosotros”
- Site do RCD Espanyol
- Post do Blog do Carlos Lima, da ESPN, sobre o estádio do Espanyol
- Outros rolês do FutPopClube pelos estádios/museus: do Barça, Benfica, Boca, Real, Santos, São Paulo etc…, a começar por aqui.


UAU ! Preciso visitar a Espanha…rs..
Abs,
(R )VALEU SERGINHO! E não esqueça de incluir Barcelona no roteiro, please! Tem gente que só vai a Madri …
Parabéns pelo post, João, essa parada de “turismo futebolístico” é o maior barato!
Na Espanha, eu conheço legal apenas o tour do Santiago Bernabéu, embora tenha estado no Barça também, há uns anos, porém numa correria danada, e aí praticamente não deu tempo pra curtir legal. ¡Pero seguro volveremos!
E esse estádio do Espanyol parece ser superinteressante também…
Um abraço,
Pô, e vc sabia que o site da revista 4-4-2 inglesa tem até uma seção sobre destinos futebolísticos?
http://fourfourtwo.com/travel/
Saca lá o que dizem da cidade do seu Fluminense… By the way, parabéns pelo último http://www.RockFlu.com.br, com o Décio Lopes @ Expresso da Bola.
Reblogged this on FUT POP CLUBEe comentado:
112 anos do Espanyol neste 28/10/2012.
Espanyol de Barcelona possui uma bela e moderna arena, custou bem menos do que vão gastar por aqui nas arenas brasileiras.
Parabéns pelo post.
Edmar Junior
Blog DNA Santástico