Publicado em fevereiro de 2011

Foi neste simpático estádio da foto acima que Ronaldo Fenômeno marcou seu primeiro gol pelo Cruzeiro, numa excursão da Raposa pela Europa. O Cruzeiro foi ao estádio do Restelo enfrentar os Belenenses, donos da casa. E estrela do jovem artilheiro começou a brilhar em gramados internacionais. Agosto de 1993. Primeiro gol do então Ronaldinho, 16 anos!

“Gancho” para publicar mais um rolê do Fut Pop Clube: agora pelo belo estádio do Restelo e sede do Clube de Futebol Os Belenenses.
O nome vem do bairro lisboeta onde o clube foi fundado: Belém, o mesmo dos tentadores pastéizinhos. E o estádio – que me lembrou um pouco o velho Palestra Itália, do Palmeiras, antes da demolição, claro, mas com pista de atletismo na mesma cor da do Engenhão – está muito bem localizado, pertíssimo do Mosteiro dos Jerônimos e da Torre de Belém, com vista para o rio Tejo e Ponte 25 de Abril. Saca só as fotos abaixo.

No bem cuidado museu que preserva a história dos Azuis do Restelo, fui muito bem recebido por Ana Linheiro, ex-atleta da natação dos Belenenses. Ana Linheiro aparece na foto ao lado junto com seus livros, sobre a história do clube. Aliás, não é só futebol. Os Belenenses têm uma área poliesportiva muito bacana, com ginásios, piscinas, quadras… De dar inveja a muito time grande brasileiro.
Os Belenenses já foram uma das grandes equipas do futebol português, mas caíram na época passada. E não estão nada bem na segunda liga, a segunda divisão portuguesa (no momento em que escrevo o post, ocupam o último lugar; uma pena). Mas na sala de troféus do museu dos Belenenses estão as conquistas dos azuis, como 3 Campeonatos de Portugal, o Campeonato Português da época 1945/46 e 3 Taças de Portugal. E entre os galhardetes – as flâmulas – muitos de times brasileiros. São Paulo, Ferroviária, Vasco, Flamengo…
Reportagens que inspiraram este post:
- a doLance!
- e a do GloboEsporte.com.
Confira aqui outros Rolês do Fut Pop Clube – como a visita ao Benfica e Estádio da Luz.