Museu da paixão pelo Boca

Publicado em 31 de julho de 2009

O Museo de la Pasión Boquense tem uma parede de uniformes... FOTO: Fut Pop Clube
O Museo de la Pasión Boquense tem uma parede de uniformes…  FOTO: Fut Pop Clube

A força do Boca e sua torcida, “a metade mais um” da Argentina, faz do Museo de la Pasión Boquense mais visitado que todos os outros museus argentinos juntos, segundo texto de Elias Perugino em Placar de julho de 2009.
O museu do Boca fica dentro da caixa de bombons, digo, do alcapão que é o mítico estádio Alberto J.Armando. La Bombonera.
No primeiro corredor, um mural com fotos de todos os jogadores que defenderam o clube (foi fundado em La Boca, bairro de  imigrantes genoveses). Eu achei o retrato do Iarley. Mas deve ter Almir Pernambuquinho e Domingos da Guia, citado num filme exibido no auditório.

Uniforme de Navarro Montoya no museu
Uniforme de Navarro Montoya no museu

Tem um paredão com uniformes azul-y-oro de várias décadas. A camisa do goleiro Navarro Montoya chama a atenção pelo desenho. Sabe quem é admirador desse arquero colombiano naturalizado argentino? Rogério Ceni. Acredite, há uma camisa branca do Santos, de um certo camisa 10. Pelé. Trocada com Rattin, ídolo boquense.Veja aqui neste link para o site do Museo. E claro, camisetas de Maradona, Palermo, Rattín…
Há painés informativos e vídeos de quase tudo quanto é campeonato ganho pelo Boca. O estranho primeiro troféu da era profissional, 1931. Flâmulas e ingressos fazem referência e reverência aos títulos mundiais do Boca.
E ainda um painel com os nomes dos treinadores, destacando a figura de Carlos Bianchi, campeão da Libertadores com o Boca em 2000, 2001 e 2003.
Os últimos títulos internacionais são especialmente valorizados, no andar de cima. De 2000 para cá, foram 4 Libertadores, 2 Mundiais e 3 Recopas Sul-Americanas.

Colecionador de copas: 2 dos 3 Mundiais e 4 das 6 Libertadores do Boca
Colecionador de copas: 2 dos 3 Mundiais e 4 das 6 Libertadores do Boca

Você pode visitar o museu e fazer também um tour por La Bombonera, por um preço maior. Mas a visita só ao museu dá direito a uma olhadela no estádio. Não tive a oportunidade de ver jogo ali. Mas esta foto dá uma noção do que deve ser uma partida neste alçapão, lotado. Impressionante como as arquibancadas ficam grudadas na “cancha”! Fica para uma próxima.
bombonera2

Navegue: http://www.museoboquense.com/


3 comentários sobre “Museu da paixão pelo Boca

  1. Reblogged this on FUT POP CLUBEe comentado:

    A propósito do Superclássico das Américas em La Bombonera, republico o rolê do Fut Pop Clube pelo museu do Boca Juniors, o Museo Boquense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s