Leônidas: 100 anos de histórias.

A programação dos encontro do Memofut sobre o Diamante Negro neste sábado.
Flyer do encontro do Memofut sobre o Diamante Negro, que rolou sábado, 14/09.

Os 100 anos do Diamante Negro renderam uma manhã repleta de informações – e de emoção – no encontro mensal do Memofut, grupo que discute a memória e a literatura do futebol, do qual este blogueiro tem orgulho de participar. Por ironia do destino, o Memofut costuma se reunir no auditório do Museu do Futebol, que fica dentro do estádio do Pacaembu – onde Leônidas brilhou com as camisas de seleções estaduais (carioca e paulista) e do São Paulo FC, cinco vezes campeão paulista com o “crack”: 1943, 45. 46, 48 e 49. Sua estreia com a camisa tricolor, num majestoso 3×3 contra o Corinthians, em 1942 é recorde de público do estádio até hoje: mais de 70 mil presentes.

Os palestrantes (oops): o são-paulino Michael Serra, o flamenguista Antonio Carlos Meninéa, o consultor Max Gehringer e o jornalista André Ribeiro, autor da biografia de Leônidas
Os palestrantes (oops): o são-paulino Michael Serra, o flamenguista Antonio Carlos Meninéa, o consultor Max Gehringer e o jornalista André Ribeiro, autor da biografia de Leônidas

O sabadão começou com a exposição do jornalista André Ribeiro, autor da biografia de Leônidas, Diamante Negro, que também exibiu o trecho final do documentário da TV Cultura sobre o artilheiro. Não bastasse o forte conteúdo do finalzinho da vida de Leônidas, a viúva do jogador, Albertina Pereira dos Santos, estava no auditório e recebeu uma homenagem do Memofut.  Foram momentos muito emocionantes.

Dona Albertina Pereira dos Santos, senhora Leônidas da Silva. Que exemplo! Muito obrigado.
Dona Albertina Pereira dos Santos, senhora Leônidas da Silva. Que exemplo! Muito obrigado.

O consultor Max Gehringer, fissurado por fatos e estatísticas das Copas do Mundo e do futebol, desmistificou números de jogos e gols dos primeiros anos de carreira de Leônidas, até sua passagem pelo Botafogo.
A partir da chegada de Leônidas ao Flamengo, a bola do Memofut passou para Antonio Carlos Meninéa, autor do livro “1981 – O Ano Mais Feliz de Nossa Vida Rubro-Negra”.

A contratação de Leônidas pelo tricolor paulista, depois da briga com o Flamengo, foi o tema da exposição de Michael Serra, historiador do arquivo histórico do São Paulo. Michael mostrou curiosidades como número de gols de bicicleta de Leônidas pelo São Paulo: foram quatro. Michael organizou o precioso Guia Histórico Leônidas da Silva, publicação do Departamento de Comunicação do clube, produzida pela Publishouse (capa ao lado). Tenho uma versão impressa, em formatinho, com 16 páginas. A versão em PDF, que contém agora uma lista com jogos e gols do homem de borracha pelo São Paulo pode ser baixada aqui.

Guia Histórico Leônidas da Silva; lançado pelo São Paulo: http://saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2013/9/5/para-download-guia-historico-leonidas-da-silva/
Guia Histórico Leônidas da Silva; lançado pelo São Paulo:
http://saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2013/9/5/para-download-guia-historico-leonidas-da-silva/

Como sempre, o encontro do Memofut foi sensacional. Para terminar, mais algumas fotos do fantástico estádio cujo nome oficial é o de Paulo Machado de Carvalho, homem de comunicação (fundador da TV Record) e o cartola tricolor que trouxe Leônidas de vez para o Pacaembu, para o São Paulo e para São Paulo, cidade que adotou até a morte, em 2004, que praticamente coincidiu com o 450º aniversário da metrópole.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Você sabia que, depois de pendurar as chuteiras, Leônidas foi técnico do São Paulo por 3 períodos, interina ou efetivamente?
  • E que depois da curta carreira de treinador, o Diamante Negro teve uma longa carreira como comentarista da rádio Panamericana, hoje Jovem Pan?
  • Mais Leônidas, muito mais, aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.