Flâmula do Flamengo, que neste 13 de dezembro comemora (e comemora muito) os 30 anos do título mundial de clubes. Tem é que celebrar mesmo. Vai dizer que o Mundial de Clubes foi inventado em 2000? Ah, tá bom, quer dizer que o Flamengo de Zico, o Grêmio de Renato Gaúcho, o São Paulo de Telê, o Santos de Pelé, o Racing, o Estudiantes, o Nacional, o Ajax, o Bayern de Munique, o Boca Juniors, a Juve, o Manchester United e tantos outros nunca foram campeões do mundo? Então tá bom…
Estádio Nacional de Tóquio, 13/12/1981, meio-dia no Japão, meia-noite no Brasil. O Flamengo, campeão da Libertadores, goleou o Liverpool, já um tricampeão europeu: 3 a 0. Nunes, Adílio e Nunes de novo. Com seu lindo uniforme número 2, o rubro-negro se sagrou campeão mundial. Senha para ninguém dormir no Rio naquela madrugada.
O campeão jogou e venceu com Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico, Tita, Nunes e Lico. O técnico? Paulo César Carpegiani.
Libertadores, Estadual e Mundial. Os 3 títulos rubro-negros em 23 dias são tratados em pelo menos quatro livros lançados recentemente.
- “1981 – o ano mais feliz de nossa vida rubro-negra”, de Antônio Carlos Meninéa, pela lançado pela Virtual Books. Capa ao lado.
- “1981 – O Ano Rubro-Negro” (Panda Books), de Eduardo Monsanto
- “1981 – O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas”, de Maurício Neves de Jesus, pela editora Livros de Futebol.com
- “1981 – Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano“, de André Rocha e Mauro Beting (Maquinária Editora)
onde posso encontrar o livro “1981 – o ano mais feliz de nossa vida rubro-negra”, de Antônio Carlos Meninéa?
Olá. Caso não encontre em livrarias, pode tentar no site da editora: http://virtualbooks.terra.com.br/editora/livros/view/300/1981-O-ANO-MAIS-FELIZ-DE-NOSSA-VIDA-RUBRO-NEGRA-
Boa sorte!
obrigado pela atençao. nem na editora estou conseguindo achar mais, este esta dificil
Heron, se eu me deparar com o livro em algum lugar, te dou um alô. Abs
valeu pela força e apoio, pois faltam bem poucos para a minha coleção de livros sobre o Flamengo, que já esta quase na casa dos 70
Caramba! Bela coleção.
não é grande coisa, mas são 14 anos garimpando e pesquisando publicações a respeito, muitas dificil de encontrar, como o livro HISTÓRIAS DO FLAMENGO – Mario Filho escrito no inicio do seculo passado
Raridade!
e vendo maneiras de conserva-lo, pois pelo tempo não vem se mostrando em boas condições.