Campos Athletic Association, o Roxinho.

CamposAAA gente aproveita o centenário da Liga Campista de Desportos (LCD) nesta sexta-feira 13 para um post sobre o Campos Athletic Association, o “Roxinho”, de Campos dos Goytacazes, RJ, O Roxinho -também conhecido como Leão da Coroa – foi campeão campista em 1918, 1924, 1932, 1956 e 1976 e fluminense em 1956. Desde 1989, quando disputou a terceira divisão do futebol do Rio, o Campos Athletic Association se dedica apenas às categorias de base. Mesmo sem disputar jogos profissionais, o clube sobrevive graças à venda de produtos e à dedicação de pesquisadores apaixonados; O clube comemorou seu centenário em 2012, quando foi  lançado o livro “Saudosas Pelejas”, do jornalista Wesley Machado. A tiragem inicial – 50 livretos de 160 páginas – acabou. Wesley Machado imprimiu mais 200 cópias numa 2ª edição, revisada e ampliada, com mais 32 páginas.

Saudosas_Pelejas
A capa do livro de Wesley Machado

 Por

Por que Roxinho? Explica Wesley: “A cor roxa do uniforme, segundo o ex-dirigente Carlos Alberto Gomes Lima, falecido no início de 2013, é uma referência à cor do caixão, pelo fato do clube ter sido fundado na casa do ferreiro Ângelo de Carvalho, localizada no bairro do Caju, onde existe um cemitério”.

Flâmula do Roxinho. Acervo de Wesley Machado.
Flâmula do Roxinho. Acervo de Wesley Machado.

O estádio do Roxinho foi inaugurado em 1951, num amistoso contra o Botafogo.

FOTO Wesley Machado
FOTO Wesley Machado

Já vestiram a camisa do Campos AA jogadores como Brito, campeão mundial em 70, e,Afonsinho, num amistoso contra o Palmeiras, em 1974. Voltaremos ao assunto.

  • Fonte: Wesley Machado.

6 comentários sobre “Campos Athletic Association, o Roxinho.

  1. Campos Atlético Associação,mais um ano chega para comemoramos seu aniversário 101 anos ,como qualquer ancião precisa de amor e carinho e principalmente respeito,ti amamos e agradecemos a sua existência.

  2. Meu time do coração. Tenho uma identificação muito forte com o Campos A.A, desde criança. Continuo sendo um apaixonado torcedor

  3. O jeito e nos agarramos nas lembranças do passado para que o futebol não só do Campos mas de toda planicie goitacá volte a brilhar um dia.

    Wilson Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.