
Alirón, alirón, el Barça és campeón!
“Alirón” com 3 rodadas de antecipação na liga espanhola. O Espanyol deu uma ajudinha involuntária ao rival regional. Com o empate entre Espanyol e Real Madrid (1×1), o Barcelona agora de Tito Vilanova entra em campo neste domingo no Vicente Calderón já como campeão da temporada 2012/2013 da Liga BBVA. É o quarto título de liga do Barça em cinco anos; o sexto nos últimos 10. Devemos ter o “pasillo”, um corredor em que os jogadores campeões passam aplaudidos por um corredor dos atletas adversários, no caso, do Atlético de Madrid. E “alirón”, que diabos é isso? Um termo que veio de Bilbao, terra do Athletic, e sua origem não começa nos campos de futebol, mas nas minas. Quando os trabalhadores achavam mineral, gritavam “All iron, all iron”. Os trabalhadores locais adaptaram: “alirón, alirón”. E isso foi parar no futebol. Do País Basco (que recebeu muita influência da Inglaterra, a terra dos inventores do futebol) e de toda a Espanha (outra acepção diz que o “alirón” vem de um termo hispano-arábico, “al´ilan”, que quer dizer proclamação).
Não deixa de ter um gosto um tanto amargo pela eliminação na Liga dos Campeões, e do jeito que foi, mas taça é taça, ainda mais da maneira avassaladora que o Barça leva sua 22ª liga espanhola para o seu museu (confira o rolê). A sétima de Xavi. O jornal Sport, de Barcelona, lembra que o primeiro campeão de liga na Espanha foi o Barça, em 1929.
Vai ter festa no estádio do Atlético de Madrid, vai ter festa no Camp Nou semana que vem e vai ter festa nas ruas de Barcelona nesta segunda-feira. Veja o percurso.
- Neste link aqui, o diário Sport fala tudo sobre as 22 ligas do Barça. Os times,técnicos,artilheiros, estatísticas, tudo! Praticamente uma versão reduzida e virtual do Museu do Barça!
