Eric Cantona em “À Procura de Eric”.

"Eric", o carteiro, com Eric, o Cantona. www.californiafilmes.com.br
"Eric" e Eric. http://www.californiafilmes.com.br

O filme do inglês Ken Loach que abriu a 33ª Mostra de Cinema de SP entrou em cartaz em novembro de 2009. “À Procura de Eric” é um filme leve e divertido, que toca na questão social dos trabalhadores na Inglaterra. Mas posso falar? Mesmo que você odeie futebol e não tenha a menor ideia de quem é Eric Cantona ou de quantos títulos ingleses, europeus e mundiais o Manchester United conquistou, vale a pena experimentar. E se gostar de futebol inglês então…

Texto anterior, que escrevi logo após a exibição de “Looking for Eric” na Mostra:

Será que o filme do inglês Ken Loach com hilária participação do Eric Cantona (também produtor executivo) conseguirá atrair um público que não tem a mínima ideia de quem foi o marrento jogador francês, ídolo do Manchester United na década de 90? Tomara! Vi “A Procura de Eric” na sessão de abertura da Mostra de Cinema de São Paulo, no Auditório Ibirapuera e gostei muito. Futebol, paixão pelo Manchester United (e até pelo FC United, dissidência do clube fundada por torcedores insatisfeitos com a venda do ManU para o investidor Malcolm Glazer), gols e lances bonitos de Cantona se encaixam -sem forçar a barra- no drama sobre o carteiro Eric, ainda apaixonado pela primeira mulher, e cria sozinho dois adolescentes. Claro, é torcedor fanático do Manchester United. Armas, drogas e outros problemas sociais são abordados, sem ficar muito barra pesada. Cantona surge numa “viagem” (se é que você me entende…) do carteiro. E com seus conselhos de vida ao carteiro arranca risadas da plateia. Ficam de fora as confusões do camisa 7, que gostava de jogar com a gola virada pra cima e fazia pose depois de um golaço,como o que marcou contra o Sunderland. Mas a Operação Cantona nos últimos 10 minutos do filme tem muito a ver com o ex-jogador, que era (ainda é) chamado de King Eric pela imensa torcida do Manchester United (média de 75 mil espectadores por jogo, no estádio Old Trafford).

Cantona está muito bem na tela, sem falar nos atores Steve Evets, como o carteiro, Sthepanie Bishop, sua amada Lily, e todos os coadjuvantes que interpretam torcedores do ManUtd. “À Procura de Eric” seria meu candidato a um Oscar virtual sobre filmes que tem futebol em seu meio de campo, digo, no roteiro.

LINKS:

Página oficial de “À Procura de Eric” em português ou inglês


Um comentário sobre “Eric Cantona em “À Procura de Eric”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.