O frevo do bi (II): o Rei deixa a Copa.

Eta frevo pé quente! Uma das regravações do “Frevo do Bi” (composição de Bráz Marques e Diógenes Bezerra celebrizada por Jackson do Pandeiro em 1962) foi a que Silvério Pessoa lançou no disco “Batidas Urbanas”. Um “Frevo do Bi” hardcore, a tempo da Copa de 2002. Frevo Penta!

O Brasil voltou ao estádio Sausalito, em Viña del Mar, em 2 de junho de 1962 para seu segundo jogo no Grupo 3, contra a Tchecoslováquia. Foi a primeira das duas partidas da seleção contra os tchecos no Mundial. Nesta, um empate sem gols. Pior do que o 0x0, foi a contusão de Pelé. O Rei sentiu uma distensão depois de um chute na trave do goleiro Schroif, aos 27 minutos do primeiro. Naquela Copa, ainda não era permitido fazer substituições durante as partidas. Pelé ficou na ponta, fazendo número em campo. Fim da Copa para o Rei. Amarildo, “o possesso”, entrou na partida seguinte e segurou o rojão. E tínhamos Mané.
O técnico Aymoré Moreira repetiu a escalação da”Seleção de Ouro” que venceu o México na estreia: Gylmar, Djalma Santos, o capitão Mauro Ramos, Zózimo e Nilton Santos; Zito, Didi e Zagallo; Garrincha, Pelé e Vavá. A enciclopédia “Todas as Copas – De 1930 a 2002”, editada pelo “Lance!”, recupera os comentários de jornais da época sobre as atuações do escrete canarinho nesse 0x0.
Dois de junho de 1962 teve também Chile 2×0 Itália, considerado um dos jogos mais violentos da história das Copas, com dois italianos expulsos ainda na primeira etapa – bem, pelo menos até aquele Portugal x Holanda, de 2006…

Post relacionados:

  1. A estreia do Brasil. 2×0 contra o México.
  2. A Celeste, de vermelho, no Mundial de 62

Bibliografia:

To be continued…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.