Publicado em 8 de fevereiro de 2010
“As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos” é do jornalista Milton Leite, narrador do Sportv desde 2005. “As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos“, do jornalista Mauro Beting, rádio e TV Bandeirantes, diário Lance!, entre muitos outros canais. Ambos lançamentos da editora Contexto.
As capas já mostram quais foram os escretes escolhidos pelos autores. No alto, à esquerda, os capitães Bellini, Mauro, Carlos Alberto Torres, Sócrates, Dunga e Cafu. Cinco levaram a Taça do Mundo, que aliás está em turnê pelo Brasil; o doutor, não. Preparado para as polêmicas, Milton Leite soma na sua seleção de seleções brasileiras o time que encantou o mundo na Copa da Espanha, em 1982. Brilhou, mas não levou,infelizmente. Aquela derrota do time de Telê Santana provavelmente foi a última vez em que eu fiquei muito triste com uma derrota da Seleção em Copas (em 86, 90, 98, 2006, fiquei passado, pra não dizer outra coisa, ou indiferente). Comecei a ler agorinha e acho que pode ser uma boa leitura para quem tem interesse na história da seleção brasileira. Em cada um dos 6 capítulos, muitos bastidores das conquistas (ou da derrota), sempre um box com um jogador que ficou de fora da lista final e um verbete sobre os convocados a cada Copa abordada.
Para “As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos“, Mauro Beting escolheu a Hungria de 1954,a laranja mecânica da Holanda de 74 que, como o time de Telê de 82, encantaram, mas não ergueram a Copa, a Inglaterra campeã de 66, a Alemanha que dobrou o carrossel holandês em 74, a Itália de Bearzot que eliminou o Brasil de 82, a Argentina da mão e pé esquerdo de Deus e de Maradona em 86 e a França multirracial de Zidane em 98.
Fiquei sabendo do livro do Milton Leite pelo Blog do Nori. E do esquema tático do Mauro pelo livro do locutor. Parafraseando o pai do Nori, Luiz Noriega, nas transmissões esportivas dos anos 7o, “Contexto, primeiros gols em 2010”. Ano de Mundial, ano de uma copa de livros sobre futebol.
P.S. – Milton Leite e Mauro Beting toparam um desafio do blog e imaginaram quem venceria confrontos (virtuais, é claro) entre seleções brasileiras do livro de um e seleções gringas do livro de outro. Publiquei em posts diferentes, a partir de Brasil 58 versus Hungria 54.
Entrevista com o Milton Leite no blog da editora:
http://editoracontexto.com.br/blog/?p=509