Luz, câmera… gol! É o CINEfoot em Sampa.


É o festival de cinema que a gente esperava desde a infância: tem filme sobre futebol de botão, kichute… só faltou um sobre pebolim, mas isso o Juan José Campanella está se encarregando de produzir. Também tem papo sério: conflito Israel-Palestina. Neste sábado, 2 de junho, o CINEfoot exibe a partir das 16h, no auditório do Museu do Futebol, o curta “Vai pro Gol” (na trilha sonora, tem música das meninas do Choro das 3, excelente grupo) e o longa “Sobre Futebol e Barreiras” – um olhar sobre o conflito Israel-Palestina em meio à última Copa do Mundo. Confira um teaser no site oficial.

  • Texto anterior, do primeiro dia de festival em SP:

  • QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

Chega hoje ao auditório do Museu do Futebol o terceiro CINEfoot, Festival de Cinema de Futebol, que no Rio premiou com a Taça CINEfoot o longa “Copa União“, o curta “Gaúchos Canarinhos” e no concurso de vídeos sobre os clubes que comemoram centenário em 2012, “O Decacampeão” (assista aqui), sobre o América Mineiro. A animação “Zimbu” levou o Prêmio Porta-Curtas.
A seleção paulista do CINEfoot começa às 20h30 com uma homenagem ao centenário Santos. Na tela, aquelas imagens sensacionais do Canal 100 de Carlos Niemeyer, com material de 1968. Depois, “Gaúchos Canarinhos” conta a história da amarelinha. E mais Peixe: “Santos – 100 Anos de Futebol-Arte”. Até domingo, o CINEfoot exibe no Museu do Futebol filmes como “Rivellino”, “Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana“, “Bahêa Minha Vida – O Filme”, “Vai Pro Gol” (sobre futebol de botão), “Sobre Futebol e Barreiras” (trailer aqui),   “Não Culpo o Futebol-Arte” , uma homenagem aos 100 anos do dérbi campineiro, e “Futebol é Deus”, produção dinamarquesa sobre a paixão do torcedor do Boca (trailer abaixo).


Na segunda (4/5) e na terça (5/5), o CINEfoot muda para o cine Reserva Cultural, na avenida Paulista. Outras boas opções: o simpaticíssimo “O Pequeno Time“, “Juventus Rumo a Tóquio”, “Meninos de Kichute” (veja o trailer), uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Domingos da Guia, “Canal 100 | Santos FC Bicampeão Mundial” e “Brasil Bom de Bola”, de Carlos Niemeyer do Canal 100. Confira a extensa programação, horários e salas no site do CINEfoot.
No Rio, o CINEfoot continua até adomingo com a Mostra Prorrogação, mas agora no Centro Cultural Justiça Federal. Na quinta, 31 de maio,a partir de 19h, rolam os curtas “Heleno e Garrincha”, de Ney Costa Santos, “O Glorioso Botafogo”, do Canal 100 ,e o longa “Viva Brasil! Bicampeão Mundial 1962″. Na sexta, 1º de junho, a partir de 19h, no mesmo CCJF, “Um Artilheiro no Meu Coração”, excelente doc sobre Ademir Menezes, “Vascão Campeão”, do Canal 100, e o doc “1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil”. Sábado tem “Fluminense Campeão” e “Brasil Bom de Bola”, ambos do Canal 100. Domingo, “A Era Zico  no Flamengo”, também do Canal 100 de Carlos Niemeyer, e o doc “Mario Filho – O Criador das Multidões”, de Oscar Maron  / Canal 100. Confira detalhes no site do CINEfoot.
In-Edit Brasil, um festival internacional do documentário musical que surgiu em Barcelona, baixa pela quarta vez em São Paulo – pra valer, a partir de sexta-feira (chega a Salvador em 14 de junho). Tem filme sobre música brasileira, incluindo cenas como o Tropicalismo, Lira Paulistana, samba de São Mateus, tem filme sobre rock´n´roll (George Harrison, George Martin, Ozzy Osbourne, Libertines, um doc para cada um dos irmãos Davies, do The Kinks…), filme sobre jazz (Dave Brubeck)… e uma homenagem ao DJ e cineasta Don Letts, diretor de uma pá de filmes e clips sobre The Clash e punk rock. Sempre uma boa para conhecer mais sobre músicos de quem a gente sabe pouco, como Bob Forrest, do Thelonious Monster, contemporâneo dos Red Hot Chili Peppers (trailer abaixo). Mais no site oficial.

E nesta quinta-feira, 31 de maio, a programação de cinema do 16º Cultura Inglesa Festival destaca um filmão com David Bowie (“Fome de Viver”) e outro sobre David Bowie (“Velvet Goldmine”, espécie de “biopic” não autorizada – confira o trailer na Coluna de Música do Fut Pop Clube).
Haja tempo!!!!


2 comentários sobre “Luz, câmera… gol! É o CINEfoot em Sampa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.