Doutor Sócrates

Capa do livro “Democracia corintiana – a utopia em jogo”, de Sócrates e Ricardo Gozzi, pela Boitempo Editorial: http://www.boitempo.com/livro_completo.php?isbn=85-7559-021-9#

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. “8 é o número da camisa dele”, diria Osmar Santos, o locutor que não só narrou no rádio os gols mais importantes do Doutor Sócrates, como foi companheiro do “Magrão” nos comícios da campanha pelas Diretas Já.
Quis o destino que Sócrates deixasse o planeta bola no domingo em que o Corinthians se sagrou campeão, pentacampeão brasileiro, num campeonato pra lá de emocionante.
Com o doutor, morre um pedaço da história do final dos anos 70 e dos 80, não só do futebol brasileiro, como da vida do país em geral e das Copas do Mundo.
Não dá para não se emocionar com a perda dessa figura desengonçada, que fez o improvável, brilhar em competições de ponta sem ser um atleta padrão – aliás, um jogador que lutava pelos seus direitos e os dos outros também.
Um craque singular. Como não se faz mais. Valeu, doutor, por ter vivido os seus 57 anos.

Sócrates e a democracia corintiana, aliás, são tema de dois documentários novos:

“Ser Campeão é Detalhe – Democracia Corinthiana” será exibido nesta quinta-feira, 8 de dezembro, no Museu do Futebol, em três sessões: às 19h, 19h30 e 21h. De graça. Mas é bom chegar antes para pegar uma senha – a distribuição começa uma hora antes de cada sessão. O Museu vai fazer uma homenagem a Sócrates.

  • Brilhou na Copa de 82
  • e um pouco menos, no Mundial de 86

O doutor também jogou na Fiorentina; na volta, jogou no Flamengo – participou da campanha dos títulos da Taça Rio e Estadual de 1986 – e ainda defendeu o Santos e, de novo, o Botafogo de Ribeirão.

A repercussão sobre a morte em sites da Europa:

2 comentários sobre “Doutor Sócrates

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.