O dia em que um cinema virou rua Javari, para a estreia de “Juventus Rumo a Tóquio”.

rumoatoquiowordpress.com

Publicado em 22/08/2009 e atualizado em 05/06/2012

Javari lotada para Juve x Linense. Foto: http://rumoatoquio.wordpress.com/
Javari lotada para Juve x Linense. Foto: http://rumoatoquio.wordpress.com/

Camisas grenás tomaram a Sala de Cinema Lima Barreto, no Centro Cultural São Paulo, para estreia do filme Juventus Rumo a Tóquio, em 2009. O filme de Rogério Zagallo, Helena Tahira e Andrea Kurachi integrou a sessão Unidos na Paixão, do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo 2009 – com “Fiel Torcida“, vídeo sobre a organizada do Corinthians, “Coração Pontepretano“, obra de torcedor, gravado numa reta final de série B em que a Macaca escapou por pouco da queda, tem um certo humor para encarar a paixão dos alvinegros de Campinas por um clube que montou timaços e disputou taças paulistas  nos anos 70,“Loucos de Futebol”, curta sobre a torcida do Fortaleza – impressionante festa dentro e fora do Castelão;  Tia Ruth e outros apaixonados pela camisa vermelha do América carioca são os personagens de “Unido Vencerás“, feito pela Raça Filmes no torneio Rio-São Paulo 2002 em que o Sangue lutou pra não cair até a última gota. América, Fortaleza, Ponte Preta, Timão… mas quem jogou em casa nessa sessão de curtas foi o time grená da Mooca, que agora pode ser visto na íntegra no You Tube (link aqui).
Como nos filmes anteriores, o tema de Juventus Rumo a Tóquio é muito menos a bola rolando do que a apaixonada torcida que lotou o estádio da rua Javari  para a final da Copa Federação Paulista contra Linense, em 2007. Quem ficasse com a taça, ia para a Copa do Brasil seguinte, daí o título do curta. Não vou contar quanto foi o jogo, recomendo que você que não acompanha o Juventus não procure o resultado na internet, porque o final foi dramático. E como os juventinos que coloriram de grená o cinema do CCSP chegaram a cantar “Dá-lhe Juve, dá-lhe Juve” durante o filme, os sons da tela e da plateia se mixaram. O resultado? Emocionante sessão, como uma final.  Torcedores de clubes que estão sempre disputando títulos, mas também são loucos pelo mundo do futebol, hão de entender essa paixão por um time.

  • Atualizando em 5 de junho de 2012: no CINEfoot 2012, a galera da Ju-Jovem Mooca voltou a prestigiar o curta de Rogério Zagallo, Helena Tahira e Andrea Kurachi. De uniforme grená e faixa, os torcedores foram ao cinema Reserva Cultural cantar Forza Juve, Dá-lhe Juve e o hino: “Que belo time, que belo esquadrão…” 
"Juventus Rumo a Tóquio"
Cena de “Juventus Rumo a Tóquio”

Veja aqui vídeo com reportagem do Jornal da Globo sobre os curtas de futebol.


4 comentários sobre “O dia em que um cinema virou rua Javari, para a estreia de “Juventus Rumo a Tóquio”.

  1. Reblogged this on FUT POP CLUBEe comentado:

    Hoje tem RODADA DUPLA do festival CINEfoot, a partir de 17h30, no cinema Reserva Cultural, em SP. Na “preliminar”, entra em campo o pequeno time do Margatania FC, em busca do primeiro gol, entre outros filmes. No jogo de fundo, às 19h30, tem “Juventus Rumo a Tóquio” e “Meninos de Kichute”. Reedito o post que escrevi na primeira sessão do curta sobre o cluve grená da Mooca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.