No meio de um grande 2010 para shows de rock, o post mais lido do ano até agora da Coluna de Música do FutPopClube é sobre chorinho: um perfil do grupo Choro das 3. Sempre com o pai no pandeiro, as meninas estarão nesta quinta-feira na universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. São dois horários: às 20h30, um workshop; e às 21h30, um pocket-show. Tudo de graça, no campus Roque Petroni Júnior da universidade. Confira abaixo o texto da Coluna de Música publicado no começo do ano.

Feijoada tradicional no verão. De repente, escuto uma sensacional versão de “Um a Zero“, clássico do choro, de Pixinguinha e Benedito Lacerda. Tão boa que mentalmente fui cantando a letra feita pelo Nelson Angelo. Era um show do grupo Choro das 3 – que toca clássicos do gênero e chorinhos de própria lavra, como no CD de estreia pela Som Livre, “Meu Brasil Brasileiro“. Convidei o conjunto para preencher uma fichinha tipo consumidor cultural. E as irmãs Corina (flauta), Lia (violão) e Elisa Meyer (bandolim), mais o pai, Eduardo Roque, no pandeiro, deram uma goleada de conhecimento musical. Família afinada, aponta com quase unanimidade que o melhor show do grupo foi na Virada Cultural Paulista, em 2009. Também gostei de saber que o pai guarda na memória o show do Queen no estádio do Morumbi, começo dos 80, como o melhor que já viu. Abaixo, as respostas de cada um dos integrantes.
CORINA, flautista do grupo CHORO DAS 3
Um Flautista – “Tem que ser um só? =) Neste caso, é Benedito Lacerda, sem dúvida”.
Outras influências – “Música erudita (barroca, romântica e algumas
coisas contemporâneas), samba, bossa-nova, jazz…”
Disco de cabeceira – “As remasterizações do projeto “Benê, o flautista”, que comecei a fazer com 15 anos. Meu preferido é o disco 2, que é instrumental.”
Música preferida da semana – “Você, carinho e amor, de Waldir Azevedo.”
Grupo/músico preferido – “A dupla Pixinguinha e Benedito Lacerda, acompanhados pelo maravilhoso Regional. Ouço praticamente TODOS os dias e cada vez que eu ouço descubro uma coisa nova e genial nas gravações”.
Melhor show que já viu -“Na Praça do Choro. Era um palco montado em frente à estação Júlio Prestes(em SP). Havia um grupo de Choro (que, infelizmente, não me lembro o nome) tocando “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro) e eu, as meninas, o papai, o Isaías e mais alguns músicos estávamos na porta do camarim que ficava atrás do palco. O Carlos Poyares pegou sua flauta , saiu do camarim e começou a fazer frases lindíssimas de contra-canto. Foi tão espontâneo e tão lindo. Já faz uns 7 ou 8 anos que isso aconteceu. Nunca me esqueci…. Foi o melhor show de todos os que eu já vi, mesmo sendo um show de uma música só! =).”
Melhor show que já deu – No Sesc Instrumental Av. Paulista, fizemos uma homenagem ao Benedito Lacerda. Tem vídeos no YouTube. Também gostei muito de Viçosa, do Ceará. Tocamos num festival de Mel, Chorinho e Cachaça e o público era incrível, ficaram lá mesmo embaixo de chuva. Foi muito emocionante.”
LIA, violonista do grupo CHORO DAS 3
Um violonista – “Dino 7 Cordas”
Outras influências – “Principalmente outros violonistas, Ed Gagliardi, Luizinho 7 Cordas, Raphael Rabello, Zé Barbeiro, mas ouço muito música clássica (Tchaikovsky, Chopin, Beethoven, Villa-Lobos…),Carmem Miranda, Miltinho, Cartola, Regional do Canhoto, Frank Sinatra, big bands, blues e um pouco de rock.”
Disco de Cabeceira- “Pixinguinha, De Novo, Miltinho e Elza Soares, Miltinho e Regional do Canhoto, Elizeth Cardoso e Jacob do Bandolim, Cartola e muitas gravações de rodas de choro que fizemos desde que começamos a tocar.”
Música Preferida na semana – “Graúna, do João Pernambuco.”
Grupo/músico preferido – “Regional do Canhoto e Ed Gagliardi.”
Melhor show que já viu – “Zé da Velha e Silvério Pontes, no Conservatório de Tatuí.”
Melhor show que já deu- “Na Virada Cultural Paulista 2009, o nosso show era por volta das 19:30, e as 19:00 ainda não tinha ninguém! Bom, quando chegou a hora e fomos pra palco, a rua estava LOTADA, não dava pra ver o fim de tanta gente. Ficamos muito entusiasmadas e fizemos um dos nossos melhores shows.”
ELISA – bandolinista do grupo CHORO DAS 3
Craques do bandolim: ” Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim), Anibal Augusto Sardinha (Garoto), Luperce Miranda e Milton Mori.”
Craques do clarinete: “Abel Ferreira, Stanley Carvalho e Benny Goodman.”
Craques do piano: “Vladimir Horowitz, Arthur Rubinstein, Cyprien Katsaris, Nelson Freire, Martha Argerich e Arthur Moreira Lima.”
Um craque do banjo tenor: “Anibal Augusto Sardinha (Garoto)”
Outras influências: ” Música Clássica (Frédéric Chopin, Franz Liszt, Louis Moreau Gottschalk, Gluck, Bach, …), Queen, Michel Camilo, Trio do Benny Goodman”
Disco de Cabeceira: “Discografia do Jacob do Bandolim, Arthur Moreira Lima interpretando Ernesto Nazareth, gravações do Pixinguinha e Benedito Lacerda, CD do Nelson Freire, da Martha Argerich, do Daniel Barenboim, do Rubinstein e do Horowitz (interpretando Chopin e Liszt).”
Músicas Preferidas na semana: “´Simplicidade´, ´Vascaíno´ e ´Forró de Gala´ (Jacob do Bandolim), ´O Banjo (Gottschalk), peça da ópera Orfeu e Eurídice (Gluck), ´Polonaise no.6 em Ab maior´, do Chopin.”
Grupo/músico preferido: “Bandolim (Milton Mori), clarinete (Abel Ferreira), banjo (Garoto), piano (Horowitz).”
Melhor show que já viu: “Bem, na verdade eu não vi esse show, mas gostaria de ter assistido: é uma gravação do show que o Jacob do Bandolim e a Elizeth Cardoso , acompanhados pelo Zimbo Trio, fizeram no teatro João Caetano. É excelente!”
Melhor show que já deu: “Show na Virada Cultural de 2009, na cidade de São Paulo, na rua Conselheiro Crispiniano.”
Compositores preferido: “Ernesto Nazareth, Chopin, Gottschalk, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Benedito Lacerda.”
EDUARDO ROQUE, pandeirista do grupo Choro das 3, pai das 3 moças.
Uma fera no pandeiro: “Jackson do Pandeiro.”
Outras influências: “Tigrão do Pandeiro, Marcelinho Galani.”
Disco de Cabeceira: “Frank Sinatra Duets, Papo de Anjo (choro), Miltinho e Regional do Canhoto, Miltinho e Elza Soares, Pixinguinha, De Novo(Altamiro Carrilho e Carlos Poiares).”
Música Preferida na semana:” Linda Erica, do disco Papo de Anjo.”
Grupo/músico preferido: “Rock: Queen. Choro: Benedito Lacerda e Pixinguinha e Regional. Bennie Goodman,Blues Brothers,Louis Prima,The Maytals.”
Melhor show que já viu: “Queen, no Morumbi, em 1980”
Melhores shows que já deu: “Show na Virada Cultural de 2009, na cidade de São Paulo, na rua Conselheiro Crispiniano. Show em Viçosa do Ceará. Tocamos no festival de Mel, Chorinho e Cachaça.”
NOTA DO BLOG: Um grande agradecimento à toda família, pela gentileza de responder às perguntinhas por e-mail. A caçula, Elisa, ainda acrescentou algumas… Vale dar uma navegada pelo site do Choro das 3 e conhecer mais sobre o grupo!
