
Quem tem idade para acompanhar pelas transmissões da antiga TV Tupi o final da campeoníssima carreira de Pelé, com as belas camisas do NY Cosmos, deve se lembrar do camisa 9 daquele galático time de “soccer”, o centroavante italiano Giorgio Chinaglia. Marcava gols à beça! Foi o maior artilheiro da história do Cosmos. O que só descobri recentemente, vendo o documentário “O Mundo a Seus Pés – A Extraordinária História do New York Cosmos“, é que o brasileiro e o italiano não se davam exatamente bem. Mas hoje é dia de saber um pouco mais sobre Chinaglia, que morreu neste domingo, de ataque cardíaco, na Flórida.
O italiano cresceu no País de Gales, onde começou sua carreira profissional no Swansea. De volta à Itália, a atuação em times da Série C levou Chinaglia à Lazio. No time da capital, ainda na série B, chegou à Squadra Azzurra. Ajudou a Lazio a conquistar o primeiro dos seus dois scudettos, na temporada 1973-74. Artilheiro da Série A, foi à Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Jogou duas partidas, arrumou confusão e … arrivederci, Squadra Azzurra.
No Cosmos, ganhou quatro ligas da NASL (North American Soccer League) e marcou centenas de gols. Também foi o maior artilheiro da NASL. O atual site do Cosmos, que tenta voltar à elite do “soccer”, tem uma linha do tempo bem interessante. E informa que a despedida de Chinaglia foi em 16 de outubro de 1983: Lazio 3×1 Cosmos, em Roma.
Nos últimos anos, Chinaglia era embaixador internacional do Cosmos, como seus colegas Pelé, Carlos Alberto e o ex-goleiro Shep Messing.
LEIA TAMBÉM:
- Post sobre o filme “O Mundo a Seus Pés – A Extraordinária História do New York Cosmos“, um documentário bem interessante
- Veja uma camisa de Pelé no Cosmos, da coleção de Paulo Gini.
- Site do NY Cosmos