

O administrador de empresas Paulo Gini, um dos autores do ilustradíssimo livro A História das Camisas dos 12 Maiores Times do Brasil, montou uma seleção brasileira a partir de 11 raridades de sua coleção. Eis uma das camisas usadas por Pelé em seus 3 anos de contrato com o Cosmos (leia texto abaixo). Clássica! E o Paulo ainda tem a camisa usada na despedida do Rei, em outubro de 1977. Amistoso entre Cosmos x Santos, no Giants. Pelé atuou metade do tempo em cada um dos times de sua vida. Vitória dos galáticos de NY por 2×1. Pelé marcou um. Para o Cosmos.
Leia mais:
Camisa do Santos na década de 60 e uniformes de outros 11 grandes times escolhidos pelo Paulo Gini.
Uma dica de filme em DVD. O Mundo A Seus Pés conta a a Extraordinária História do New York Cosmos – o time de soccer, digo, futebol, da Warner Communications, criado graças à insistência dos fundadores da gravadora Atlantic Records, irmãos Ertegün. É um documentário que conta as origens do time que disputava a North American Soccer League, antes da era Pelé, os recordes seguidos de recordes quando o Rei jogou por lá, e a decadência da liga. Com direito a muita roupa suja lavada em público. Antes dos Florenteam do Real Madrid, o NY Cosmos foi uma galáxia de celebridades da bola.
Com o filme, soube que Pelé não se dava exatamente bem com o sangue italiano de Giorgio Chinaglia, um atacante que o Cosmos trouxe da Lazio. Pela constelação que começou jogando no esburacado gramado do acanhado Downing Stadium (leia mais) e depois lotou o Giants Stadium, em Nova Jersey, passaram ainda nomes como Franz Beckenbauer e Carlos Alberto Torres – contratação considerada decisiva para o título da liga em 77, o segundo dos 5 titulos do Cosmos – e o único com Pelé. Depois (fora do filme) chegariam Eusébio, Neskeens, Romerito, o zagueiro brasileiro Oscar e o lateral Marinho Chagas.
LINKS:
Site do Cosmos (vídeos e produtos.)
Galera do Minhas Camisas, bem-vinda ao Fut Pop Clube.
Veja outros posts com imagens da coleção do Paulo Gini:
http://pt-br.wordpress.com/tag/paulo-gini/