Publicado em fevereiro de 2013
- Inauguração: 21 de agosto de 1913
- Primeira partida: Athletic 1×1 Racing Club de Irun
- Primeiro gol: Rafael Moreno, o Pichichi, que batiza o prêmio dado pelo jornal “Marca” aos artilheiros do campeonato espanhol.
- Jogos na Copa do Mundo de 1982: 3, na primeira fase, todos da Inglaterra (foi decisivo o papel de conterrâneos dos inventores da bola na criação do Athletic, em 1898!)
- Capacidade atual: 39.750 espectadores
- Mais fotos aqui
A catedral de San Mamés, o estádio do Athletic Club, o rojiblanco de Bilbao (Vizcaya, País Basco) que inspirou os xarás rojiblancos da capital Madrid, completará seu centenário no ano em que deve ser demolido, para dar lugar ao novo estádio do Atleti: San Mamés Barria. A nova arena – no caso, catedral – terá capacidade para 53.332 torcedores e está sendo construída ao lado da atual cancha dos “leones”. Os trabalhos estão adiantados. Quando as obras completarem três quartos, será derrubado o atual campo -marcado por um gigantesco arco (veja abaixo nas fotos do World Stadiums).


Nesta semana, o atual diretor do Barcelona, o ex-goleiro basco Andoni Zubizarreta, esteve em Bilbao. Foi visto com el loco Marcelo Bielsa. Negócios? Qual o quê! Zubizarreta foi a Bilbao participar de um documentário sobre os 100 anos da Catedral prestes a ser derrubada. Ele foi goleiro do Athletic na primeira metade dos 80 (era o guardametas do Barcelona no Mundial de Clubes de 1992, conquistado pelo São Paulo de Raí e Telê). Como goleiro da Fúria/ La Roja, Zubizarreta foi a quatro Copas do Mundo seguidas (do México 1986 à França 1998).
Cliques recomendados:
- Site World Stadiums
- Perfil histórico da Catedral de San Mamés, muito bem ilustrado, no espetacular Estadios de Fútbol en Espanã, um blog altamente recomendado para os “futboleros” apaixonados pelo futebol espanhol.
- No site Stadium Guide, os textos sobre San Mamés e San Mamés Barria
- Página não oficial sobre San Mamés, o centenário e o novo estádio
- Posts anteriores sobre o Athletic Club
- Mais fotos aqui