Futebol-arte: “Zidane – Um Retrato do Século XXI”

Publicado em junho de 2009

zidaneZidane, Ronaldo, Figo, Roberto Carlos, Beckham, Casillas, Raúl, Guti… Não faz tanto tempo que todas essas feras jogavam no Real Madrid. Em 23 de abril de 2005, os galáticos receberam o Villarreal. Jogo escolhido pela produção do filme Zidane, Um Retrato do Século XXI para um documentário hi-tech sobre o cracaço de bola. Nada menos que 17 câmeras foram usadas pelo escocês Douglas Gordon e pelo Philppe Parreno, argelino radicado em Paris. 

No doc, sem narração, projetado em 2 telas simultaneamente, ao menos uma delas sempre documenta os passos de Zidane.  Dá para ouvir qualquer respiro, fungada e até som de cuspidas do carequinha que vestia a camisa 5 branca. Um show de técnica, que faz você se sentir na primeira fila do Santiago Bernabeu. Dá até vontade de fazer aquela batida típica dos torcedores do Real e gritar como eles: MADRID! MADRID! MADRID! E olha que no Campeonato Espanhol sou claramente um simpatizante do Barça.

O Villarreal tinha Riquelme, Forlán, Sorín, Marcos Senna…e saiu na frente. Riquelme, aliás, Roman. O Real empatou… Jogadaça de Zidane pela esquerda, para quem marcar? Ronaldo! Nesse retrato de Zidane, o gol e o resultado não importam tanto… mas o Real virou… 2×1, placar final. Só que o personagem principal perde a cabeça num lance besta e acaba recebendo cartão da mesma cor que levou na finalíssima da Copa do Mundo 2006. O que será que dava na cabeça de Zidane, no fim da genial carreira, quando todas as câmeras do mundo apontavam pra ele, hein?

Uma pena que eu tenha pego a projeção de Zidane, um Retrato do Século 21 (veja trailers) por acaso, no último dia da exposição sobre videoarte francesa, no Santiago Berna… opa, no MIS, o Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Mostra “Entre-Temps” (coleção do Museu de Arte Moderna de Paris) que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Mas vale ficar de olho: se passar na sua cidade, ou se você for a Paris, não perca a chance de ver esta obra de arte: videoarte, futebol-arte, sétima arte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s