A primeira estrela da camisa amarelinha

1958 posterHoje faz 51 anos que a Seleção acabou com aquele lance de “complexo de vira-lata” e levantou pela primeira vez a Copa do Mundo. 29 de junho de 1958, estádio Rasunda. Liedholm abriu o placar para a Suécia, mas o Brasil virou com gols de Vavá, Vavá de novo, Pelé, Zagallo – Simonsson diminuiu – e Pelé definiu. Brasil 5×2. Volta olímpica. O capitão Bellini ergueu a Jules Rimet e criou marca registrada. A final, o Mundial, os craques da seleção já mereceram e vão continuar merecendo muitas homenagens em livros, músicas, filmes etc. LEIA SOBRE ISSO AQUI>– Alguns anos atrás, o Lance! fez uma revista especial chamada Brasil – Os Reis do Futebol. Convidados como Ruy Castro e Juca Kfouri escrevem sobre Copas que conquistamos. O triunfo de 1958 é contado pelo lateral-esquerdo Nilton Santos, “compadre de Garrincha”. A “Enciclopédia do Futebol” que é Nilton lembra que só marcou 11 gols na carreira. Um deles nos 3×0 contra a Áustria: “Feola reclamando que eu estava indo à frente e, depois que eu fiz o gol, gritou, ´boa´”. O eterno camisa 6 do Botafogo diz ainda que não tem inveja do dinheiro dos jogadores de hoje: “Sabe do eu que tenho inveja mesmo? A liberdade que um lateral de hoje tem pra jogar futebol”.

1958– Já falei aqui do filme do José Carlos Asbeg: 1958 – O Ano em Que o Mundo Descobriu o Brasil (LEIA MAIS) – lançado nos cinemas ano passado, no 50º aniversário da conquista, existe em DVD. Se o Almanaque do Futebol Sportv é quase uma edição de bolso do Museu do Futebol, o doc é a sala dos gols do mesmo Museu, em versão de cabeceira. Belo trabalho de montagem das imagens com narrações clássicas do rádio.

– A narração de um dos 2 gols de Pelé na final contra a Suécia aparece na música que leva o nome do camisa 10 da seleção, no CD Canções Curiosas, da dupla Palavra Cantada.“Gol de Copa do Mundo” diz o locutor Pedro Luís. Dá para ouvir no site oficial da dupla Sandra Peres+Paulo Tatit.

– Em 2006, o jornalista Beto Xavier, autor do livro Futebol no País da Música, deu uma entrevista ao jornal Hoje sobre músicas das Copas 58, 62 e 70. Quem tiver senha da globo.com pode ver o vídeo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.