A primeira Libertadores do Cruzeiro

cruzeiro
Flâmula sobre o bi celeste na Taça

O ano, 1976. Na primeira fase, o Cruzeiro -então vice brasileiro- pegou o Internacional, de Minelli, Falcão e cia, e dois times do Paraguai: o Sportivo Luqueño e o Olimpia. O Cruzeiro também tinha um timaço: no gol, Raul, que seria campeão do mundo pelo Fla em 81. O lateral-direito Nelinho tinha aquela bomba, capaz de chutar bola fora de estádios grandes como o Mineirão. Piazza e Jairzinho ganharam a Copa 70 no México.  Palhinha fazia muitos gols (seria campeão paulista pelo Corinthians em 77). Na ponta-direita, Roberto Batata, ídolo da torcida cruzeirense, morreria num acidente de carro durante as semifinais. O ponta-esquerda era o infernal Joãozinho. Bom, o Cruzeiro ganhou as duas do Inter (5×4 e 2×0) e do Sportivo Luqueño (3×1 a 4×1). Com o Olimpia, um empate fora de casa (2×2) e uma goleada no Mineirão (4×1). Na fase semifinal, mais gols, muitos gols mais: 3×1 e 4×1 na LDU de Quito. 4×0 e 7×1 no Alianza de Lima (foi depois dos 4×0 contra o Alianza, no Peru, que Roberto Batata morreu, quando seguia de carro para o interior de Minas para ver mulher e filha ). Na grande final, o Cruzeiro começou goleando o River Plate em BH: 4×1. Perdeu em Buenos Aires por 2×1. No desempate, em Santiago do Chile, Cruzeiro 3×2, com gol de falta de Joãozinho no fim do jogo. Nelinho se preparava para bater. Joãozinho se antecipou e cobrou sem ninguém esperasse. Nem o goleiro do River, Landaburu, que nem se mexeu. Título da Libertadores dedicado a Roberto Batata. Eu era criança e vi uma das decisões na casa de parentes em Niterói, pela TV, em preto e branco! Talvez fosse apenas uma criança inocente, mas a verdade é que torci para o Cruzeiro, não sei se influenciado pela comoção nacional provocada pela morte de Roberto Batata. Naquele ano, valeu pelo menos pra mim a (mais tarde muito usada) expressão  “Cruzeiro é Brasil na Libertadores”. Palhinha terminou a Taça com 13 gols. Jairzinho, furacão da Copa70, com 12. Joãozinho com 7, Nelinho com 6…

No ano seguinte, o Cruzeiro chegou novamente à final, mas perdeu nos pênaltis para o Boca Juniors o bi sul-americano.´

Que viria 21 anos depois daquela heróica conquista em Santiago do Chile. Na Libertadores de 97, o Cruzeiro começou perdendo as 3 primeiras partidas (Grêmio e peruanos Alianza e Sporting). O técnico Paulo Autuori chegou, arrumou a casa, o time venceu as 3 seguintes… Eliminou El Nacional do Equador nas oitavas, o Grêmio nas quartas, o chileno Colo-Colo  na semifinal. Nas finais, contra o Sporting Cristal, um empate e um golzinho decisivo de Elivélton, revelado por Telê no São Paulo, aos 30 do segundo tempo. No elenco do bi, o goleiro Dida, o capitão Wilson Gottardo, outro Palhinha (aquele que Telê buscou no América mineiro para o São Paulo) e Marcelo Ramos.

JOGOS DO CRUZEIRO NA LIBERTADORES 2009

Quinta 19/02 Cruzeiro 3×0 Estudiantes (Mineirão)

26/02 – Deportivo 1×1 Cruzeiro (Quito)

04/03 – Universitário Sucre 0x1 Cruzeiro (na Bolívia)

18/03 – Cruzeiro 2×0 Universitário (Mineirão)

08/04 – Estudiantes 4×0 Cruzeiro (La Plata)

22/04 – Cruzeiro 2×0 Deportivo Quito (Mineirão)

OITAVAS-DE-FINAL:

07/05/09 – Universidad de Chile 1 x 2 Cruzeiro

14/05/09 – Cruzeiro 1×0 Universidad de Chile

QUARTAS-DE-FINAL:

27/05/09 – Cruzeiro 2×1 São Paulo

18/06/09 – São Paulo 0x2 Cruzeiro

SEMIFINAIS:

24/06/09 – Cruzeiro 3×1 Grêmio

02/07/09 –  Grêmio 2×2 Cruzeiro

FINAIS:

08/07/09 – Estudiantes 0x0 Cruzeiro

15/07/09 – Cruzeiro 1×2 Estudiantes

5 comentários sobre “A primeira Libertadores do Cruzeiro

  1. Essa libertadores de 97 eu estava lá.Aquele gol do elivelton , fez o mineirão transbordar.Alberto Rodriguez disse: a bola passa gol , gol , gol , gol, gol.Depois das vitórias sob o time do outro lado da lagoa , esse foi o melhor jogo que já ví.

    Abraço

  2. Posso até imaginar a voz do Alberto Rodrigues narrando “a bola passa e GOL! GOL! GOL! Cruzeiro balança, balança pela primeira vez… as redes do …”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.