Grêmio e Libertadores

O Grêmio faturou sua primeira Libertadores logo na segunda vez que disputou a competição, em 1983. Na primeira fase, o grupo tinha Flamengo e os bolivianos Bloomig e Bolívar. Um empate contra o Fla no Olímpico e cinco vitórias. O Grêmio de Valdyr Spinosa passou á fase seguinte, um triangular contra Estudiantes de La Plata e América de Cali. Uma vitória e um empate contra os argentinos e uma vitória contra os colombianos levaram o tricolor para a final, contra o sempre temido Penãrol. Em Montevidéu, deu empate, golzinho de Tita, ex-Flamengo. No Olímpico lotado por 80 mil gremistas, vitória por 2×1, gols de Caio e César. E o uruguaio Hugo De León, ex-ídolo do Nacional, levantou a Taça, justo contra seus rivais  do Peñarol. O Grêmio do ídolo Tarciso e de Renato Gaúcho seria campeão do mundo contra o Hamburgo no Japão naquele ano.

Em 84,  perdeu o bi na final contra Independiente de Avellaneda.

A segunda copa chegaria em 1995.  O Grêmio tinha um ex-zagueiro no comando técnico. Luiz Felipe Scolari. No gol, Danrlei, ídolo da torcida. Na lateral direita e bolas paradas, Arce. No meio, Dinho tinha na bagagem título de 93 pelo São Paulo e ojovem Carlos Miguel .Na frente, Paulo Nunes e Jardel, artilheiro da competição com 12 gols. Primeira fase: derrota e empate contra o Palmeiras. Empate e goleada sobre o Emelec. Duas vitórias sobre o outro equatoriano do grupo, o El Nacional. Nas oitavas, os gremistas eliminaram os paraguaios do Olímpia. E que jogos inesquecíveis foram as disputas contra os rivais nacionais da época, os palmeirenses. Em Porto Alegre, o Grêmio abriu 5×0. Em São Paulo, o Palmeiras devolveu os tentos, mas o golzinho salvador de Jardel  levou o Grêmio para as semifinais. De novo, os equatorianos do Emelec. Felipão segurou um empate fora e contou com os gols de Paulo Nunes e Jardel para chegar lá, lá na final contra o Atlético Nacional da Colômbia. No Olímpico, o Grêmio fez a lição de casa: 3×1. Em Medellin, arrancou um empate: 1×1. Grêmio bicampeão da Libertadores.

Em 2007, bela campanha gremista parou no Boca,  carrasco de brasileiros na década, mais uma vez sob a batuta do maestro Riquelme em campo.

DEPOIMENTO DO TORCEDOR BETO XAVIER: “Me tornei gremista no começo dos anos 70,  num Mato  Grosso ainda não dividido e já com grande número de gaúchos, agricultores e militares.

Era a fase de ouro do arqui-inimigo colorado. O GRÊMIO até que montava times decentes, fazia boas campanhas, ganhava de paulistas e cariocas em pleno Maracanã ou Morumbi, mas na hora de decidir, tremia.
Eram eles que ganhavam tudo. E com justiça. Tinham realmente um grande time.
O título nacional de 1981, dentro de um Morumbi com mais de 100 mil sãopaulinos, foi um grande feito. Grande mesmo!
Mas precisávamos de mais alguma coisa, para fincarmos nossa bandeira tricolor de absoluta e bela sintonia cromática e solitária estrela dourada que homenageava o ídolo negro EVERALDO.
E esse algo mais só veio em 1983, com a conquista da AMÉRICA, da sagrada LIBERTADORES.Ave César, Ave Renato.
Daí sim, podiámos exclamar em tom épico: “Nada pode ser maior”.
A conquista do mundo, no mesmo ano, frente à patrulha hamburguesa, só tem parâmetro numa frase de uma música do GONZAGUINHA: “Coisa mais maior que grande”.
Mas tudo nasceu daquela Libertadores libertadora de 83
E por isso, que cada vez que o GRÊMIO entra para disputar este torneio, fica latejando aquela frase: “NADA PODE SER MAIOR”. (esse é o depoimento do amigo Beto Xavier)

JOGOS DO GRÊMIO NA LIBERTADORES 2009
(vou atualizando os resultados à medida em que são disputadas)

25/02 – Grêmio 0x0 Universidad de Chile  (Olímpico)

11/03 – Boyacá Chicó 0x1 Grêmio (Tunja, Colômbia)

25/03 – Aurora 1×2 Grêmio (Cochabamba)

07/04 – Grêmio 3×0 Aurora (Olímpico)

15/04 – Universidad de Chile 0x2 Grêmio (Santiago)

28/04 – Grêmio 3×0 Boyacá Chicó (Olímpico) (veja os 3 gols)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.