Trilha sonora do título carioca de 1980

Em dezembro, fez 35 anos que Fluminense conquistou o campeonato carioca de 1980. Na campanha de 80, a torcida tricolor estreou nas arquibancadas do velho Maraca um de seus cantos mais conhecidos: “A benção, João de Deus” – homenagem ao papa João Paulo II, que você sabe, ao lado de Ghiggia e Frank Sinatra, silenciou o Maracanã.

Eram tempos que os clássicos levavam facilmente pelo menos 100 mil pessoas ao estádio. O gol do título – uma cobrança de falta de Edinho contra o vascaíno Mazaropi – abre um LP de vinil lançado pela CID em 80: “É Campeão – Os gols que deram o título ao tricolor” – achado num sebo de Copacabana, 35 anos depois do lançamento. O disco tem oito gols da campanha do Flu, narrados pelo garotinho José Carlos Araújo (então na rádio Nacional), e muitos sambas e marchinhas, em pout-pourris com o conjunto Explosão do Samba. Logo depois do golão de Edinho, vem o hino mais popular do Fluminense, obra de Lamartine Babo. E uma versão de “O Campeão (Meu Time)”, clássico samba de arquibancada de Neguinho da Beija-Flor, que é… rubro-negro. Entre um gol de Cláudio Adão e outro do meio-campo Gilberto, camisa 8 (ambos contratados pelo Flu naquele ano), tem marchinhas clássicas, como “Piada de Salão” e “Chiquita Bacana” e composições de João Roberto Kelly, um tricolor de coração.

Virando pro lado B…DSC07542-1

DSC07543-1… tem “Cidade Maravilhosa”, “Tá-Hi” (a melô do “eu fiz tudo pra você gostar de mim”), “Me Dá um Dinheiro Aí”, “Índio quer Apito”, mais João Roberto Kelly e até clássicos do samba paulistano, “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, que hoje pode soar como uma referência à extinta geral do Maracanã.

Time-base do Flu campeão carioca de 1980: Paulo Goulart; Edevaldo, Tadeu, Edinho e Rubens Galaxe; Delei, Mario e Gilberto; Mario Jorge, Claudio Adão (artilheiro do campeonato) e Zezé. Técnico: Nelsinho Rosa. Mais detalhes sobre a campanha no site do Fluminense.

Estádios lotados, gols narrados por feras do rádio como José Carlos Araújo, LP de vinil comemorando uma conquista… Bons tempos, não, amigos torcedores?

 

2 comentários sobre “Trilha sonora do título carioca de 1980

  1. Prezado João Parabens pelo Blog, que em 2016 ele siga com este belíssimo conteúdo!!!!
    Forte Abraço Domingos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s