
Com um gol de peixinho, de Peixinho (o jogador batizou o gol de mergulho), o São Paulo ganhou do Sporting Clube de Portugal por um a zero, no primeiro amistoso da inauguração da primeira parte do estádio do Morumbi, em 2 de outubro de 1960. O São Paulo tinha Poy, o artilheiro Gino Orlando, o ponta Canhoteiro… Sete dias depois, teve um segundo amistoso. O São Paulo enfrentou o Nacional do Uruguai. E fato impensável hoje em dia, teve o reforço de Djalma Santos e Julinho Botelho (emprestados pelo Palmeiras) e Almir Pernambuquinho (emprestado pelo Corinthians!). E quase que Pelé também foi emprestado, segundo o livro comentado neste post aqui. Canhoteiro e Gino Orlando (duas vezes) definiram a vitória do tricolor reforçado contra os #bolsos. 3×0.
Aliás, esta semana o departamento de comunicação do São Paulo publicou mais um e-book maneiro cheio de curiosidades sobre o Morumbi, como os shows que rolaram no estádio – pesquisa de Michael Serra.
Essa história toda é apenas um gancho para propor uma enquete para o torcedor são-paulino.
O Morumbi, que dá os sinais dos seus 54 anos de vida, apesar das recauchutagens, deveria ser demolido e reconstruído? Passar por uma reforma radical? Ou basta ganhar uma cobertura contra a chuva e um estacionamento? Vote na enquete e /ou deixe seu comentário.
Eu começo.
Posts relacionados
Depois de visitar não só estádios construídos ou todo reformados para Copa como algumas arenas lá fora, como a da Juventus de Turim, acho que seria melhor uma completa reforma do Morumbi, no mínimo como a que fizeram no Maracanã e no Beira-Rio, com aproximação das arquibancadas. Na minha opinião, só construir uma cobertura custaria caro e certamente inviabilizaria uma reforma mais radical quando as velhas arquibancadas não aguentarem mais. O ideal mesmo seria fazer um novo estádio, no mesmo lugar. Desde de que uma maneira que não prejudique o investimento no time de futebol. Lembrando que durante a construção do Morumbi, o tricolor ficou 13 anos sem ganhar um título paulista. De 1957 a 1970, ano da inauguração da segunda parte da obra.
Vejam este estádio de Leipzig.
http://www.worldstadiums.com/stadium_pictures/europe/germany/sachsen/leipzig_zentral.shtml