Que a primeira parte do hoje cinquentão Morumbi foi inaugurada com um amistoso entre São Paulo e o Sporting Club de Portugal, em 2 de outubro de 1960, todo são-paulino roxo sabe. Um gol de Peixinho deu a vitória ao tricolor: 1×0. Este Álbum Comemorativo – Inauguração Estádio Cícero Pompeu de Toledo me chamou atenção para outro momento histórico. Uma semana depois da partida inaugural contra o Sporting, o São Paulo enfrentou o Nacional de Montevidéu, em outro amistoso, que também fez parte das comemorações pelo ano zero do Morumbi. Marcaram Canhoteiro e Gino Orlando, duas vezes. São Paulo 3×0. Detalhes nada pequenos: o lateral Djalma Santos, o ponta Julinho Botelho (ambos do Palmeiras) e o atacante Almir Pernambuquinho (então do Corinthians) vestiram a camisa tricolor (literalmente: o São Paulo jogou com o uniforme nº 2 contra o Nacional, que vestiu sua camisa nº 1, branca). Algo praticamente inimaginável hoje em dia: craques de times rivais emprestados para amistoso de inauguração. E mais. Pelé, o 10 do Santos, só não vestiu a camisa do São Paulo no amistoso porque sofreu uma distensão.

Essa história está no Almanaque do São Paulo (Placar/Abril -infelizmente fora de catálogo; leia mais aqui sobre esse e outros livros tricolores) e também no ótimo texto “Morumbi: 50 anos de história e futebol”, publicado em Olhar Crônico Esportivo, coluna de Emerson Gonçalves no GloboEsporte.com.
Em 9/10/1960, o São Paulo venceu o Nacional com Poy; Djalma Santos, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vítor (Gérsio); Julinho Botelho, Almir, Gino, Gonçalo e Canhoteiro.
Para a inauguração da etapa final das obras (25 de janeiro de 1970, amistoso contra o FC do Porto, 1×1), se é que a gente pode dizer que termina obra em estádio de futebol, foram mais 10 anos de dificuldades. Ao todo, o São Paulo amargou 13 anos de jejum. O título do Paulistão veio em 1970 (e FutPopClube lembrou, no 40º aniversário da conquista: leia mais aqui).
gostaria de obter as escalações de ferroviário atlético ituano e de são paulo
futebol clube, em jogo realizado em itu, se não me enganono ano de 1960.Es-
jogo foi realizado no Estádio Dr. Novelli Jr. Ah, me parece que o placar da
partida apontou 3 a 1 para o “Mais Querido”. Ok ? Grato, desde já pela opor-
tunidade.
dirceuan@uol.com.br
Vou pesquisar e te falo, Dirceu. A escalação do tricolor, acho que consigo. Abs
Reblogged this on FUT POP CLUBEe comentado:
Republico o post nos 52 anos do estádio do Morumbi.
Hoje em dia isso seria inimaginável.
Muito maluco e pouco divulgado esse fato… mesmo sendo um amistoso.
Se tivesse sido no primeiro jogo, talvez fosse mais conhecido. Abração!
Muito importante para os tricolores, tenho esse album alguem poderia me ajudar
No que diz respeito a valores, quero vender a capa e de couro.
Abc. 035- 9707-7091 vivo. 35- 9203-5415 tim. castoreng@gmail.com
Marcos