O dia em que Djalma Santos jogou pelo São Paulo. 9/10/1960, segundo amistoso de inauguração do Morumbi.

Que a primeira parte do hoje cinquentão Morumbi foi inaugurada com um amistoso entre São Paulo e o Sporting Club de Portugal, em 2 de outubro de 1960, todo são-paulino roxo sabe. Um gol de Peixinho deu a vitória ao tricolor: 1×0. Este Álbum Comemorativo – Inauguração Estádio Cícero Pompeu de Toledo me chamou atenção para outro momento histórico. Uma semana depois da partida inaugural contra o Sporting, o São Paulo enfrentou o Nacional de Montevidéu, em outro amistoso, que também fez parte das comemorações pelo ano zero do Morumbi. Marcaram Canhoteiro e Gino Orlando, duas vezes. São Paulo 3×0. Detalhes nada pequenos: o lateral Djalma Santos, o ponta Julinho Botelho (ambos do Palmeiras) e o atacante Almir Pernambuquinho (então do Corinthians) vestiram a camisa tricolor (literalmente: o São Paulo jogou com o uniforme nº 2 contra o Nacional, que vestiu sua camisa nº 1, branca). Algo praticamente inimaginável hoje em dia: craques de times rivais emprestados para amistoso de inauguração. E mais. Pelé, o 10 do Santos, só não vestiu a camisa do São Paulo no amistoso porque sofreu uma distensão.

FONTE http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2013/7/24/sao-paulo-futebol-clube-lamenta-morte-de-djalma-santos/
Almir, Djalma e Julinho.: são-paulinos por um dia. FONTE http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2013/7/24/sao-paulo-futebol-clube-lamenta-morte-de-djalma-santos/

Essa história está no Almanaque do São Paulo (Placar/Abril -infelizmente fora de catálogo; leia mais aqui sobre esse e outros livros tricolores) e também no ótimo texto “Morumbi: 50 anos de história e futebol”, publicado em Olhar Crônico Esportivo, coluna de Emerson Gonçalves no GloboEsporte.com.

Em 9/10/1960, o São Paulo venceu o Nacional com Poy; Djalma Santos, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vítor (Gérsio); Julinho Botelho, Almir, Gino, Gonçalo e Canhoteiro.

Para a inauguração da etapa final das obras (25 de janeiro de 1970, amistoso contra o FC do Porto, 1×1), se é que a gente pode dizer que termina obra em estádio de futebol, foram mais 10 anos de dificuldades. Ao todo, o São Paulo amargou 13 anos de jejum. O título do Paulistão veio em 1970 (e FutPopClube lembrou, no 40º aniversário da conquista: leia mais aqui).

6 comentários sobre “O dia em que Djalma Santos jogou pelo São Paulo. 9/10/1960, segundo amistoso de inauguração do Morumbi.

  1. gostaria de obter as escalações de ferroviário atlético ituano e de são paulo
    futebol clube, em jogo realizado em itu, se não me enganono ano de 1960.Es-
    jogo foi realizado no Estádio Dr. Novelli Jr. Ah, me parece que o placar da
    partida apontou 3 a 1 para o “Mais Querido”. Ok ? Grato, desde já pela opor-
    tunidade.
    dirceuan@uol.com.br

  2. Vou pesquisar e te falo, Dirceu. A escalação do tricolor, acho que consigo. Abs

  3. Muito maluco e pouco divulgado esse fato… mesmo sendo um amistoso.
    Se tivesse sido no primeiro jogo, talvez fosse mais conhecido. Abração!

  4. Muito importante para os tricolores, tenho esse album alguem poderia me ajudar

    No que diz respeito a valores, quero vender a capa e de couro.

    Abc. 035- 9707-7091 vivo. 35- 9203-5415 tim. castoreng@gmail.com

    Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.