
- Inauguração: 21 de agosto de 1913
- Primeira partida: Athletic 1×1 Racing Club de Irun
- Primeiro gol: Rafael Moreno, o Pichichi, que batiza o prêmio dado pelo jornal “Marca” aos artilheiros do campeonato espanhol.
- Última partida oficial de liga: Athletic Club x Levante, 25 de maio de 2013
- Último amistoso: Athletic x seleção de Vizcaya, 5 de junho de 2013
- Jogos na Copa do Mundo de 1982: 3, na primeira fase, todos da Inglaterra (foi decisivo o papel de conterrâneos dos inventores da bola na criação do Athletic, em 1898!)
- Capacidade atual: 39.750 espectadores

Neste domingo, 26 de maio, 20h em Bilbao, 15h no Brasil, o Athletic Club disputa contra o Levante sua última partida oficial de liga espanhola no centenário estádio San Mamés, o primeiro especialmente erguido para o futebol na Espanha. “La Catedral” será demolida depois de um amistoso contra uma seleção de Vizcaya, em 5 de junho, para que se complete o novo estádio dos rojiblancos, San Mamés Barria. Depois de Athletic x Levante, haverá uma homenagem com a participação de jogadores de todas as categorias do clube de Blibao. A bola da partida e um ramo de flores serão deixados no centro do gramado. Os torcedores serão convidados a bater palmas por um segundo para cada ano de história de San Mamés. Todos os ingressos para essa última partida oficial estão esgotados, como era de se esperar.
O Fut Pop Clube teve a oportunidade de visitar a “catedral” na sua última temporada, num domingo de Athletic x Valencia (10 de março de 2013).
Realmente, o estádio do qual o Athletic se despedirá tem uma atmosfera mágica para curtir uma partida de futebol. Tomara que o novo San Mamés reproduza essa experiência, que compartilho com os amigos do blog.











- Confira o rolê do blog pelo museu do Athletic.
BILBAO – O blog Fut Pop Clube teve a oportunidade e o prazer de conhecer o Museo Athletic Club e fazer uma visita guiada (pela simpática Aida) ao estádio que verá sua última partida neste ano em que completa o centenário. Custa 7 euros para adultos não-sócios. Não é permitido tirar fotos no museu, mas ele tem uma interessante coleção de carteiras de sócios (alguns, por uma vida inteira), ingressos, cartazes/postêres e programas de jogos – como o amistoso de 80 anos do estádio, contra o Flamengo, e do centenário do Athleti, contra a seleção brasileira, pouco antes da Copa de 98. Também há uma camisa do Flamengo, de 1993 (Umbro). Claro, as taças do clube. Uma linha do tempo da história do clube e de San Mamés. Um díptico – um imenso painel – com os jogadores de 1898 a 2013, como se fosse aquela tradiciola pose do elenco para a posteridade. E é.
Entre os vídeos, chama a atenção uma animação s e n s a c i o n a l que mostra as diversas ampliações do estádio – a última grande reforma foi para o Mundial de 1982.









A nova arena – no caso, nova catedral – terá capacidade para 53.332 torcedores
Confira dentro do post as fotos do novo San Mamés, que está sendo construído ao lado do centenário estádio. Enquanto fiz o tour pelo museu, vestiários, sala de imprensa e campo, mais uma estrutura da cobertura foi colocada.









