13 de junho de 1962. Estádio Nacional, Santiago, lotado por cerca de 75 mil pessoas. O Brasil enfrentou os donos da casa e muitas provocações. Sem problemas. Tinha Garrincha. Mané fez o primeiro gol aos 9 minutos, numa bomba com a perna esquerda. Mané fez o segundo aos 32, mais uma vez de cabeça, mais uma vez aproveitando escanteio batido por Zagallo. O Chile diminuiu de bola parada. Toro, aos 42,
Dois minutos do segundo tempo. Garrincha bateu o córner e Vavá ampliou. Aos 16, pênalti para La Roja, que encostou no placar. Aos 33, novo cruzamento de Garrincha. Novo gol de Vavá. 4 a 2. Brasil na final, rumo ao bi.
Mané fez dois e participou dos outros dois. Cansado de tanto apanhar do marcador, Eladio Rojas, o camisa 7 reagiu. E acabou expulso. A Seleção não tinha Pelé (que lutava jogo a jogo contra a contusão, para tentar voltar ao time). E perderia Mané para a grande final. Aí entrou a força da CBD de João Havelange nos bastidores. O juiz peruano Arturo Yamasaki aliviou no relatório. E o bandeirinha uruguaio (Esteban Marino) que dedou a agressão de Garrincha sumiu (dizem que ganhou uma passagem para Paris). Resultado: Garrincha acabou absolvido e pode jogar a final.
O Brasil deu show de bola … e de maladragem.
O Chile deu show de força de vontade, ao organizar uma Copa do Mundo, dois anos depois do terremoto de 9.5 que matou 5.700 pessoas. “Porque nada tenemos, todo lo haremos”, disse o organizador do Mundial, Carlos Dittborn. Trinta e dois dias antes de rolar la pelota, Dittborn morreu. A frase ficou para a história.
Abaixo, a capa de um LP de vinil lançado na época, para incentivar a seleção chilena, que fez bela campanha na Copa em casa, e só foi eliminada pelos futuros bicampeões do mundo.
- Leia também
Fontes:
- Enciclopédia da Seleção – As Seleções Brasileiras de Futebol 1914-2000, de Ivan Soter.
- As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos, de Milton Leite.
- Seleção Brasileira – 90 anos, de Antonio Carlos Napoleão e Roberrto Assaf.
- Site Fifa.com
- Filme oficial da Copa de 1962
- seção O Globo Há 50 anos, do jornal O Globo, edição impressa.
- Todas as Copas – de 1930 a 2002. Editado pelo Lance!
- Didi – O Gênio da Folha-Seca
- A História das Camisas de Todos os Jogos da Copa do Mundo