

O polêmico treinador Brian Clough já foi tema de outro filme, estrelado por Michael Sheen, na cinebio “The Damned United”, de Tom Hooper (no Brasil, “Maldito Futebol Clube”, veja post anterior). Nesse filme, o assunto é o acesso do Derby County à primeira divisão, a conquista do título, a participação na Copa dos Campeões (parou na Juve, nas semifinais) e a atribulada e curta passagem de Brian Clough pelo Leeds United, já sem o braço direito, o parceiro Peter Taylor.
“Maldito Futebol Clube” termina com rápidas cenas reais, de arquivo, da reconciliação de Brian Clough com Pete Taylor, que tiraram o Nottingham da segundona e o levaram ao título da elite inglesa e ao bicampeonato europeu. Feito inédito para um técnico inglês. Só deu Forest na Europa na virada dos 70 pros 80, mas Clough não chegou a comandar o English Team.
A equipe do doc “I Believe in Miracles” entrevistou todos os 15 jogadores que saíram jogando na temporada do primeiro título europeu dos vermelhos e brancos. Claro, tem muito material de arquivo. E vai falar da cidade onde o time nasceu. Tomara que passe no Brasil.
Tomara que o Forest volte pro seu lugar: a Premier League!
- Fontes consultadas: