“Maldito Futebol Clube” | “The Damned United”.

Damned United

Jogadores que querem derrubar técnico. Treinador que dá entrevistas polêmicas e entra em rota de colisão com a diretoria. Você nunca viu esse filme? Pois está nas locadoras Maldito Futebol ClubeThe Damned United[classificação 12 anos], produção de 2009 da BBC Films e Columbia Pictures, adaptação do livro The Damned United, de David Peace. Que eu me lembre, não passou nos cinema brasileiros, foi lançado direto em vídeo. Uma pena. Michael Sheen, ótimo ator que fez Tony Blair em “A Rainha” e David Frost em “Frost/Nixon”interpreta mais um papel de personalidade da vida real: o treinador Brian

“Prestigiado”: Brian Clough durou 44 dias no Leeds United

Clough, que depois de jogar no Middlesbrough, Sunderland e seleção inglesa, começou a carreira de técnico no Hartlepool United, hoje na terceirona inglesa. Maldito Futebol Clube trata especialmente dos conturbados 44 dias em que Clough treinou o Leeds United, entrecortados em flashbacks constantes com a passagem gloriosa pelo Derby County – que Clough e seu braço direito, Peter Taylor, tiraram da segundona, levaram ao primeiro título inglês de primeira divisão (temporada 71/72) e às semifinais da Copa dos Campeões da Europa, hoje Champions (caiu diante da Juventus). Sem

Clough e Taylor levaram o Derby da segundona às semifinais da Europa

Peter Taylor, sua cara metade futebolística, o linguarudo Clough se deu mal no Leeds, que vinha de título (73/74). Você se lembra do Nottingham Forest, time de camisas vermelhas que ganhou quase tudo na Inglaterra e Europa no final dos anos 70 (campeão inglês na temporada 1977/78, bicampeão europeu em 1978-79 e 1979-80)? Era Brian Clough o técnico!  Hoje o Forest está na segundona inglesa, a Football League Championship, como Leeds e o Derby County. Será uma maldição contra os principais clubes treinados por Brian Clough? Hahaha!
Misturando algum arquivo com trechos de jogos encenados especialmente para o filme, Maldito Futebol Clube/The Damned United se concentra mais na explosiva personalidade do técnico, vaidades, amizade, traição, rivalidades com outro treinador -Don Revie-e seus pupilos no Leeds. Taí um bom apertivo para a Premier League, elite da bola inglesa, que recomeça neste fim de semana. Mais um bom filme de futebol para “nossa coleção”.
LEIA MAIS:


2 comentários sobre ““Maldito Futebol Clube” | “The Damned United”.

  1. grande filme, grande atuação de Sheen, que se parece muito com Clough.

    Clough, era um técnico diferente, numa Inglaterra diferente, talvez seja heresia minha, mas ele tinha uma pitada de Telê num mundo de futebol feio e burocrático!

    grande filme!

  2. Como Telê, tinha lá suas rixas… agora quem não se parece nem um pouco são Peter Taylore o ator Thimothy Spall…
    Valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s