Futebol carioca

Por que o campeonato do Rio, que levava 120… 143… até 177 mil pessoas ao Maracanã em dia de final,… que poderia reunir mais de 100 mil num jogo entre o Flamengo e algum time do subúrbio… no ano passado teve média de 3.171 torcedores por jogo? O encolhimento do futebol carioca, “entre as glórias do passado e um futuro de incertezas”, é o tema de um artigo que gostaria de recomendar, “À Espera de Novos Gols”, do jornalista Chico Santos, publicado no caderno Eu & Fim de Semana, do jornal Valor Econômico, de sexta-feira, 13 de dezembro. Com sorte, o Valor de sexta-feira ainda pode ser encontrado nas bancas. Mas dá para ler o artigo de Chico Santos neste link aqui, mediante cadastro.

Outro link interessante que diz respeito ainda a anos dourados do campeonato carioca (hoje, é do estado do Rio) é o do Blog do Juca Kfouri, que lembrou os 40 anos da estreia de Rivellino no Fluminense. Uma goleada de 4 a 1 num amistoso justamente contra o Corinthians, ex-time do Garoto do Parque. Lembro-me vagamente que estava num camping, acho que em Cabo Frio, e fiquei surpreso ao saber pelo rádio que a estreia de Riva tinha sido assim tão com o pé direito, digo, esquerdo no caso do Reizinho do Parque.

Estava formada a Máquina.

Este ano, os tricolores vão lembrar dos 40 anos do título de 1975. E também os 30 de 1985, os 20 do gol de barriga do Renato Gaúcho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s