“Heleno” estreou nos EUA e ‘bombou’ no “Guardian”


Estreou nos EUA e repercutiu no jornal inglês Guardian um grande filme brasileiro sobre futebol, ou mais exatamente sobre a fama e a decadência de Heleno de Freitas, badalado jogador dos anos 40. No Brasil, já está disponível em DVD e Blu-Ray.“Heleno”, dirigid0 por José Henrique Fonseca, é uma cinebiografia livre, inspirada no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno“, de Marcos Eduardo Neves – embora com algumas licenças poéticas.
E faz poesia  com o jeito de contar o drama do temperamental craque que “abalou “gramados e noites cariocas, pegou sífilis e foi enlouquecendo, enlouquecendo, até a morte. Rodrigo Santoro – que desde “O Bicho de Sete Cabeças” prova que não é só um galã, mas um excelente ator – acertou novamente num grande papel. Impressionante sua caracterização do Heleno de Freitas doente, em Barbacena. Santoro dá show o filme todo, contracenando com a deslumbrante Alinne Moraes, que faz a mulher; Angie Cepeda, a amante; Othon Bastos, como o cartola botafoguense Carlito Rocha. Veja o trailer.


A fotografia é de Walter Carvalho, diretor de um documentário sobre outro brasileiro que partiu cedo demais: Raul Seixas.

Como já foi dito, “Heleno” não é um filme sobre futebol. A atuação de Rodrigo Santoro mereceria atenção e crédito do grande público. Este blogueiro coloca “Heleno” entre os melhores filmes brasileiros que têm o futebol e seus ricos personagens como pano de fundo, juntamente como o lindo “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” e as duas partes de “Boleiros” – este, sim, tem jogadores, técnicos, torcedores como protagonistas. Recomendo ver todos!


2 comentários sobre ““Heleno” estreou nos EUA e ‘bombou’ no “Guardian”

  1. olha assisti este filme e gostei muito da ambientação da época, destacando a fotografia em preto e branco sem falar da atuação do Rodrigo sensacional, formando um bom par com a Aline, mesmo com ela tendo uma participação menor, mas para mim faltou mais momentos “futebolísticos”, mostra-se os bastidores do Botafogo a relação com o dirigente mas vemos poucos momentos do personagem jogando, não vi o DVD e queria saber se foi incluído uma cena onde o Rodrigo faz um gol bonito de falta, algo que ele tinha comentado que teria neste formato pelo diretor.

  2. Também esperava mais cenas de futebol. Pensei que viriam como extras no vídeo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.