Publicado em 24/11/2012
Um rolê pelos principais pontos de futebol de São Paulo é a proposta de um roteiro temático sugerido pela empresa de turismo da cidade, que fiquei conhecendo hoje na reunião mensal do Memofut, grupo que discute memória e literatura da bola, numa apresentação de Sergio Paz e Gabriel Rostey. A saber:
- Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol
- Museu da Federação Paulista
- Obelisco da fundação do Corinthians
- Portuguesa e estádio do Canindé
- Parque São Jorge e Memorial do Corinthians
- Juventus e estádio da rua Javari
- São Paulo FC e estádio do Morumbi
- Memorial Charles Miller, no SPAC, em homenagem ao artilheiro Miller, que nasceu num 24 de outubro como hoje, e foi pelo menos um dos maiores responsáveis pela introdução do futebol no Brasíl
- Monumento à excursão do Paulistano à Europa, em 1925
- Mackenzie, que tinha time no começo do futebol em São Paulo
Há menções às futuras arenas modernas, a do Palmeiras e a do Corinthians.
E dicas de bares e cafés: o tradicional São Cristóvão, mais José Menino, Pelé Arena Café & Futebol (centro, West Plaza e Faria Lima), bar O Torcedor no Pacamebu e Elídio Bar, na Mooca.
- Mais informações sobre o roteiro no site de turismo da cidade de São Paulo.
A reunião de novembro do Memofut também teve um papo com o ex-volante Badeco, que jogou no Corinthians e por muitos anos na Lusa – e foi de time de botão de muito marmanjo por aí. O jogador mais difícil de marcar para Badeco? Jorge Mendonça, do Palmeiras, que Osmar Santos chamava de “Jojô Beleza”. São muito bons esses encontros com os caras que viveram o futebol dentro (e fora) das quatro linhas.
E mais: os engraçados Max Gehringer e José Roberto Fornazza falaram do extinto Hydecroft, de Jundiaí, o primeiro clube do interior a participar do campeonato paulista, em 1914 (Liga Paulista de Futebol).