Não para, não para, não para. A bola não para no futebol inglês. Fim de semana de terceira fase da FA Cup, a Copa da Inglaterra, competição mais antiga do mundo (desde 1871!).
O Leeds United, que atualmente disputa a League One, equivalente à 3ª divisão inglesa, acaba de eliminar o poderoso Manchester United, maior vencedor da competição. O Leeds fez um golzinho e segurou a pressão dos Red Devils – e em Manchester, hein? Lances emocionantes!
Jogo entre times de Londres, um da zona norte e outro da leste. O Arsenal – do coração do escritor Nick Hornby, autor do livro-que-deu-origem-ao filme Febre de Bola/Fever Pitch – eliminou o West Ham do coração do baixista Steve Harris. 2 a 1, de virada, na casa do West Ham, Upton Park. O brazuca/croata Eduardo Silva definiu a classificação do Arsenal, segue lutando pela sua 11ª copa (se faturar, empata com o Manchester).
Já o Chelsea – atual campeão – goleou o Watford, tão querido pelo Elton John: 5 a 0.
PREMIER LEAGUE
No penúltimo dia de 2009, Manchester United e Arsenal entraram em campo – e golearam. O ManUtd fez 5×0 no Wigan. O Arsenal viajou até Portsmouth e, mesmo fora de casa, passeou contra o lanterna: 4 a 1. Detalhe que o pessoal da ESPN notou: dos 22 atletas que iniciaram a partida, nenhum nasceu na Inglaterra. Esses jogos e os placares mostram o desequilíbrio entre os 3 ou 4 principais times ingleses e os que lutam para não cair. O Arsenal chegou a fazer linha de passe dentro da área do Portsmouth, que é conhecido como o Pompey. No entanto, mesmo tomando de 4 a 1, a torcida da casa gritou “Pompey! Pompey!” até o 95º minuto! O Portsmouth atravessa série crise, tema do blog amigo do Mário Marra, que dedica bastante atenção ao futebol inglês (vale navegar: Blog do Marra.) O Chelsea virou o turno na frente, agora tem 45 pontos em 20 jogos, mas é perseguido de perto por Manchester United 43 em 20 jogos. E Arsenal, 41 pontos em 19. No fim de semana, não tem Premier League, mas a bola não para. Tem Copa da Inglaterra.
Na Alemanha, o Bayer Leverkusen é o campeão simbólico de outuno/inverno, um ponto acima do Schalke e 2 do Bayern. Será que o Leverkusen desta vez ergue a Bundesliga?
Na França, o Bordeaux vira o turno com 9 pontos a mais que o Lille, o segundo (Lyon só em 6º).
Na Itália, é quase certo que a Inter vire o turno na frente.
Em Portugal, Benfica e Braga estão empatados com 33 pontos.