11 perguntas para Maurício Noriega

Publicado em 23 de maio de 2009
Um dos textos mais lidos aqui no Fut Pop Clube é o que fala do livro Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro, do comentarista Maurício Noriega, do Sportv e do Bom Dia São Paulo. Antes de mais um fim de semana de transmissões do Sportv e entre um texto e outro no Blog do Nori, o cronista encontrou um tempinho para responder por e-mail 11 perguntinhas sobre treinadores.
nori

1 –Fut Pop ClubeNoriega, você acha que técnico ganha jogo, ganha Copa do Mundo? Como se diz, em evidente força de expressão, que Garrincha ganhou sozinho em 62, Maradona em 86 e Romário em 94… dá para arriscar dizer que algum técnico ganhou “sozinho” uma Copa ou título importante?
Maurício Noriega -Diria que jogadores ganham jogos e técnicos ganham títulos, fazem planejamento de trabalho a longo prazo, correção de rota, ajustes. O jogo é propriedade dos jogadores. Mas o trabalho de pensar uma temporada é do técnico.
2- Fut Pop Clube No futebol do século XXI, os técnicos são superestimados, valorizados além da conta?
Noriega – Em alguns casos, sim. Mas apenas porque os dirigentes são muito amadores, despreparados e engolem tudo que os técnicos falam, na maioria dos casos. Bons dirigentes não aceitam tudo que os técnicos pedem ou propõem. Casos do Juvenal Juvêncio [S.Paulo]e do Fernando Carvalho [Inter], por exemplo.
3 – Fut Pop ClubeQuem merece mais reconhecimento? Feola? Lula? Zagallo? Ênio Andrade?
Noriega – Todos merecem. Acho que Lula e Feola sempre foram injustiçados e injustamente ridicularizados. Espero que o livro ajude a mudar esse olhar míope sobre dois grandes treinadores. Zagallo é um mito do futebol e Ênio Andrade foi genial.
4 – Fut Pop ClubeNo seu livro, impressiona o carinho como o Luxemburgo fala do Zagallo, o Muricy sobre o Minelli, o Falcão sobre o Ênio Andrade. Todos jogadores que viraram técnicos, por um tempo ao menos, tanto os pupilos como os mestres. Muller fala sobre Telê. Alex sobre Luxemburgo, Arce sobre Felipão, Rogério sobre Muricy. Dessa segunda lista, você acha que pode sair um grande treinador?
Maurício Noriega – Alex, Arce e Rogério têm tudo para, se quiserem, serem bons treinadores. Eles enxergam o jogo como um todo.
5 – Fut Pop ClubeUma “corneta” me assoprou uma pergunta de torcedores: “o Muricy Ramalho é muito ruim para disputar finais no sistema mata-mata. Ganha o Brasileirão pela regularidade e pela incompetência dos outros. Se acabassem os pontos corridos, São Paulo e Muricy não ganhariam nada?”.
Maurício Noriega – Muricy foi campeão paulista com o São Caetano no mata-mata, eliminando o Santos de Robinho e Diego. Perdeu no detalhe uma final de Libertadores. Acho que tanto ele como o São Paulo não precisam mais provar sua capacidade.
6 – Fut Pop ClubeO seu livro foi fechado antes da queda de Felipão no Chelsea. Você encontra explicação para a diferença entre o Chelsea do Scolari e o Chelsea do Guus Hiddink, que só parou no Barcelona, em semifinal de arbitragem polêmica?
Noriega – Sim: panela dos jogadores. Felipão foi claramente derrubado por alguns, em especial o senhor Drogba e o senhor Ballack. Só não vê quem não quer ver.
7 –Fut Pop Clube Que treinadores você admira na Europa?
Noriega – Gosto muito do Hiddink, que faz bons trabalhos em times bons, médios e fracos. Pude vê-lo trabalhar na Eurocopa, ao vivo, a alguns metros, é realmente fantástico. Luís Aragonés, de quem o Leivinha, que foi nosso colega no SporTV, sempre falou muito bem, também é ótimo [Aragonés foi o treinador da Espanha campeã europeia em 2008]. Gosto do estilo de jogo proposto pelo Guardiola, que foi muito bom jogador.
8 – Fut Pop ClubeAs orelhas do treinador do Boca, o Carlos Ischia, devem estar vermelhas até agora. Ficou surpreso com a eliminação do bicho-papão da Libertadores pelos uruguaios do Defensor?
Noriega – Sim e não. Sim porque perdeu em casa, o que é raro. Não porque este Boca é o mais fraco dos últimos anos e tem Riquelme em fase de popstar tendo chilique e jogando nada.
9 –Fut Pop ClubeEm todos anos de pesquisa, qual a história de vida pessoal de técnico te emocionou mais?
Noriega – Sem dúvida a do Oswaldo Brandão, uma figura humana admirável. Sei até porque ele era muito amigo do meu pai, Luiz Noriega, e ouvi histórias muito, mas muito tocantes dele. Algumas tão pessoais que nem tive coragem de colocar no livro porque são extremamente dolorosas para sua família.
10 – Fut Pop ClubeNo primeiro capítulo do seu livro, o Leivinha aponta Oswaldo Brandão como o número 1 pra ele. Qual é o técnico nº1 do seu time dos sonhos, do seu time de botão ou futebol virtual?
Noriega – Diria que uma mistura dos 11. Cada um com sua principal característica. Seria um baita treinador.
11 – Fut Pop ClubeE qual é o tema do seu próximo livro, Noriega? Pode adiantar? (rs)
Maurício Noriega – Estou trabalhando no perfil do Brandão, com muitas histórias maravilhosas. E pode pintar algo relativo a Copas do Mundo.

Leia também:https://futpopclube.wordpress.com/2009/04/27/os-11-maiores-tecnicos-do-futebol-brasileiro/

4 comentários sobre “11 perguntas para Maurício Noriega

  1. Gostei do Blog. Parabéns.

    Quando der, visite o nosso:

    blogdotrio.wordpress.com

  2. Valeu! Bacana a proposta do blog de vocês três, torcedores de cada um dos integrantes do Trio de Ferro. Exemplo para os cartolas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.