O G-8 do futebol europeu (mesa-redonda aberta ao leitor)

Quatro clubes ingleses, dois espanhóis, um alemão e um português estão classificados para as quartas-de-final da Champions League. Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Barcelona, Villarreal, Bayern de Munique e Porto. Entre esses oito, está o campeão europeu da temporada 2008/09. O sorteio da nova fase de mata-mata será em 20 de março. Agora, é briga de cachorro grande. Apenas o Villarreal pode ser considerado um peixinho fora d´água, mas é bom lembrar que o submarino amarelo tem chegado, quase sempre.

Acompanhei mais a decisão do Camp Nou. Com que facilidade o Barça chegou com seu espetacular tridente Messi, Eto´o e Henry na área do Lyon! Henry, goleador frio, abriu dois gols de vantagem azulgrana. Mas como joga este Xavi! É bom o Brasil abrir o olho na Copa 2010. Troféu E QUE GOL da superquarta européia, em homenagem ao pai da matéria Osmar Santos: Messi matou no peito, driblou, tabelou com Eto´o, passou por mais um e tocou proo goool!  “Bom, bom, bom de bola esse garoto”! Ainda no primeiro tempo, Eto´o fez o quarto. O Lyon descontou, chegou perto, 2×4, mas no finzinho, Keita aproveitou mais uma assistência. Goleada do Barça sobre o heptacampeão francês: 5×2. Confesso que não esperava que o Pep Guardiola fosse dar tão certo no clube azul-grená logo em sua 1ª temporada no comando do time principal (já tinha experiência de Barcelona B).

No Old Trafford, a Inter caiu de pé. Dois cruzamentos, dois gols de cabeça do Man.United. Vidic e Cristiano Ronaldo. Bola na área também vale (só não pode ser a única jogada, certo? oops, desculpe a cornetada aí, professor). Júlio César ainda fez grandes defesas. E Adriano mandou uma na trave, que arrepiou o “teatro de sonhos” de Old Trafford.

No Olímpico da cidade eterna, onde será disputada a finalíssima, a Roma devolveu o 1×0 contra o Arsenal. A gente fica sem saber pra quem torcer quando um mata-mata envolve dois times com que simpatiza, que têm brasileiros, jogadores que passaram pelo seu time de coração. Depois de prorrogação insossa e alguns pênaltis muito estranhos, o italiano Tonetto isolou. Ufa, Arsenal. Em Portugal, o Porto segurou o 0x0 e se classificou graças aos gols marcados fora, no 2×2 com o Atlético em Madrid.

Essa divisão do G-8 da Champions League com 4 ingleses, 2 espanhóis, 1 alemão e 1 português é um indicador da grande diferença entre ligas/clubes mais ricos/organizados e os co-irmãos com menos dinheiro. As somas dos resultados do Barcelona sobre o Lyon (6×3) e Bayern sobre Sporting (12×1) mostram isso no campo. Mesmo nos campeonatos nacionais, são grandes as diferenças de pontuação entre esses gigantes que chegam às quartas-de-final da Liga dos Campeões e o bloco intermediário, neste ano com a rara exceção do Bayern de Munique, que muitas vezes já está disparado na frente a esta altura. A dona Fifa já está preocupada com o desequilíbrio na Premier League inglesa. Blatter acha que a regra dos 6+5 pode ajudar a equilibrar (deveriam jogar pelo menos 6 jogadores do país onde está a sede do time). Se bem que alguns Riquinhos como Real Madrid estão mesmo é desorganizados, trocando de técnicos em meio a temporadas, contratando jogadores que não podem inscrever, gastando mal, mesmo. E você o que acha disso tudo? Quem leva essa taça? Está aberta a mesa-redonda virtual, na página de comentários.

Dá pra ver os 10 gols da tarde/noite europeia na página da ESPN Brasil. Sobre a rodada de quarta, clique aqui.

Um comentário sobre “O G-8 do futebol europeu (mesa-redonda aberta ao leitor)

  1. A meu ver, só o clube catalão pode impedir um título da armada inglesa, que vem com 4 esquadrões. Pra mim, está entre Barcelona e os copeiros Liverpool e Manchester.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s