Atualizado em agosto
O Athletic Club, tradicionalíssimo time de Bilbao, nunca caiu no campeonato espanhol. Começou a temporada 2015-16 conquistando a Supercopa da Espanha depois de 31 anos, contra um Barça campeão de quase tudo, passou prea fase de grupos da Liga Europa, mas derrapou nas duas primeiras rodadas de La Liga – e ainda tem a Copa do Rei pela frente! Ufa e #AúpaAthletic!

- >Chegaram > Raúl García (ex-Atlético de Madrid), Eneko Bóveda (Eibar), Javi Eraso (estava no Leganés), Gorka Elustondo (defendia a Real Sociedad)
- < Saiu< Iraola (New York City FC)
- Jovem ídolo: Iker Muniain, acabou de renovar contrato por mais 4 anos.
- Destaque na temporada 14-15: Iñaki Williams, o primeiro negro a marcar gol com a camisa rojiblanca do Athletic. Tem origens liberianas e ganesas, mas nasceu no País Basco.
- Técnico: Ernesto Valverde.
- Uniformes: Nike. O fabricante americano revelou a a nova “indumentária” dos leones: desta vez, a primeira “equipación” do Athletic tem apenas 5 listras. Elas ficaram bem mais largas. Muniain, Iñaki Williams, o atacante Aduriz, o capitão Gurpegui, o goleiro Iraizos e o meio-campo Iturraspe participaram da apresentação oficial do primeiro uniforme rojiblanco, no prédio mais alto de Bilbao, a Torre Iberdrola (entre o Guggenhein e o novo San Mamés).
Aduriz, Muniain, o capitão Gurpegui, o goleiro Iraizoz, Iturraspe e Iñaki Williams na apresentação do 1º uniforme.

A segunda camisa do Athletic para 2015-16 é preta e cinza, com detalhes em vermelho.
Nesse segundo uniforme, o short e o meião vai ser vermelho.
- Estádio: o novo e moderno San Mamés, erguido ao lado da velha catedral. Belo, confortável, já é um cartão postal de Bilbao. FutPopClube esteve lá em abril. Confira o post sobre o jogo contra o Valencia. Comporta 54 mil torcedores. O clube tem uns 44 mil sócios. Vai ser usado na Euro 2020. Muito bem servido por Metrô, bonde (tram) e ônibus (fica ao lado da rodoviária da cidade).
- Uma lenda: O autor do primeiro gol na velha catedral de San Mamés, lá em 1913, virou quase sinônimo de artilheiro de La Liga. Pichichi!O prêmio de artilheiro do campeonato recebe o nome dele.
- Música: muita gente aqui no Brasil chama o time de Bilbao. Tem até música tirando sarro disso. O rock “No me llames el Bilbao”, quase um power metal melódico alemão que entrou num CD só de canções sobre os leones, “Athletic Gu Gara“.
- Filial: esta semana o Athletic Club comemorou o acesso do time B, Bilbao Athletic, à Liga Adelante, a segundona espanhola – depois de vinte anos. Nenhuma outra equipe de La Liga vai ter time B na segunda divisão na próxima temporada. Só o Athletic.
- A cidade: Bilbao. Vale a pena conhecer!

Não é só o museu Guggenheim Bilbao, pode acreditar. Se for, não deixe de visitar a Puente Colgante Bizcaia, entre Portugalete e Getxo. Dá para ir no Metrô de Bilbao.
- Dica de filme: “Ocho Apellidos Vascos” (leia post anterior)
- Confira posts anteriores sobre uniformes do Athletic.
- La Gabarra
- A fundação do Atletic promove todo ano o festival de cinema Thinking Football