- Publicado em 3 de abril de 2013, 109 anos de história do Málaga.
Aproveito a histórica participação do Málaga na Champions League 2012/2013 para publicar o rolê do Fut Pop Clube pelo estádio La Rosaleda e pelo museu do time, que tive a oportunidade de fazer no dia seguinte à vitória #malaguista sobre o Porto, que valeu a classificação. Foi a noite do “Sí, se puede“.
O meu rolê começou pela estação de trem da cidade andaluza. Desembarquei na estação Maria Zambranos e já reparei na loja oficial do Málaga CF. Boa ideia para os clubes brasileiros. Não temos mais estações de trens de longa distância? Tudo bem. Abre uma lojinha no aeroporto e na rodoviária.
O passeio por La Rosaleda tem o nome de Museo & Tour e rola de segunda a sábado, dependendo das datas de partidas. Em semana de partida de competição europeia, o clube pode ter que “entregar” o estádio à administração da Uefa alguns dias antes dos jogos – e aí, nada de tour…
O tour começa pela área vip e camarote presidencial do estádio.

Passa pela sala de imprensa…
Um espaço conta a história do estádio La Rosaleda, inaugurado em 1941. No Mundial de 1982, o estádio malaguenho recebeu 3 partidas dos adversários do Brasil no grupo F. Hoje, a capacidade é de 29.500 pessoas. O torcedor José Manuel Urdiales Doña, autor da maquete abaixo, doada ao Málaga, ganhou cadeira cativa em La Rosaleda. Pudera…

Pelé jogou em La Rosaleda com o Santos, na edição de 1967 do troféu Costa del Sol, torneio de verão organizado pelo Málaga. Em 67, deu Espanyol! O Peixe ficou com o 3º lugar. A tour segue pelo vestiário visitante e aí está uma das coisas mais legais da visita guiada. Flâmulas de times visitantes e camisetas de jogadores que atuaram em La Rosaleda, como Raúl, Hierro, Kluivert, Makaay…
Daí é subir o túnel como se tivesse entrando num jogo da Champions League 2012-13 e curtir o visual do gramado!

Nos dois últimos passos da tour, tudo sobre o Málaga! Ou talvez… sobre os “Málagas”, O clube, com data de fundação em 3 de abril de 1904, teve várias denominações (Málaga Football Club, Malagueño FC, Málaga Sport Club, Club Deportivo Malacitano, Club Deportivo Málaga, Club Atlético Malagueño) e passou por algumas fusões, antes de chegar ao nome atual, Málaga Club de Fútbol, em junho de 1994.

Desde 2010, o clube é presidido pelo sheik Abdullah Al Thani, que injetou petrodólares no clube, trazendo vários astros da Europa e América do Sul.






- A visita teve como guia o atencioso Jacinto.
- Adultos não sócios pagam 8 euros em 2013. Mais informações na página Museo & Tour no site oficial do Málaga.
- Galeria de fotos de Málaga 2×0 Porto.
- Abaixo, uma galeria de fotos da bela cidade de Málaga, onde nasceram Pablo Picasso e Antonio Banderas – torcedor dos “boquerones”.