“Adílio – Camisa 8 da Nação”

883456_587835231235233_2072515764_o

Renato Zanata Arnos se prepara para lançar a biografia de um dos craques mais importantes da geração 80 do Flamengo campeão de tudo: “Adílio, Camisa 8 da Nação” (editora iVentura). A noite de autógrafos rola em 13 de maio, na Travessa,em Ipanema.
Reproduzo dentro do post o release do novo livro de Renato Zanata.

Em “Adílio, camisa 8 da Nação”, que será lançado no dia 13 de maio, na Travessa de Ipanema, a partir das 19h, Renato Zanata Arnos detalha a trajetória de um dos maiores jogadores do futebol brasileiro em sua posição. Para contar o que Adílio era capaz de apresentar nos gramados, o autor analisou minuciosamente dezenas de videoteipes de partidas que tiveram o atleta em campo.
Editado pela iVentura, com um relato leve e descontraído, Zanata retrata o que foi a carreira brilhante deste craque hábil, versátil, rápido e que sabia fazer gols. Não chutava forte, mas tinha posicionamento na área adversária que mais parecia de atacante.
A obra que é uma biografia autorizada do jogador, tem prefácio de Mauro Cezar Pereira, orelha de Washington Rodrigues, o Apolinho, e quarta capa de Fernando Calazans.
De acordo com Rodrigues, o jogador parecia flutuar em campo, alternando dribles incríveis em espaços reduzidos, criando situações claras de gol para os companheiros, com jogadas individuais que surpreendiam os marcadores e levantavam a massa torcedora.
Para Mauro Cezar, Adílio fez história, escrevendo alguns dos mais importantes capítulos da trajetória do time mais popular do Brasil, e por causa disso, merecia mais do que uma música. Merecia um livro. Agora ele tem.
Já Calazans declara que Adílio foi um desses jogadores que estão ficando cada vez mais raros no futebol brasileiro. Porque fazia tudo que um jogador deve fazer no meio-de-campo. Marcava, protegia a defesa. De posse da bola, organizava o time, montava a jogada de ataque, o lance do gol.
Com o desenrolar das páginas e das conquistas, o leitor constata que Adílio foi um baita jogador. Ainda assim, a obra não traz superlativos. Apenas tenta recontar uma história repleta de glórias, que por si só se encarregam de enaltecer o jogador. Afinal, Adílio encantava até os torcedores adversários pela facilidade de se expressar com a bola nos pés.

559599_447043682048407_1074226949_n
Título: Adílio, camisa 8 da Nação
Autor: Renato Zanata Arnos
Editora: iVentura
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 166

Lançamento: 13 de maio de 2013, a partir das 19h
Local: Livraria da Travessa – Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ

2 comentários sobre ““Adílio – Camisa 8 da Nação”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s