O dono do “balón”

image Tive a oportunidade de ver (pela TV) o finalzinho da carreira de Pelé, no galático NY Cosmos. Como todos de minha geração, vi muita coisa de Maradona pela seleção argentina e, especialmente, pelo Nápoli, em jogos que passavam nas manhãs de domingo (embora em dado momento o Milan tenha armado um time tão legal com o trio de holandeses que a minha simpatia mudou do Sul para o Norte da Itália). Também vi a geração de Zico, Sócrates, Platini, os timaços de Telê Santana, Romário, os Ronaldos, Rivaldo Maravilha, o nosso carrasco Zidane… Vi um goleiro superar a marca de 100 gols! É um prazer ter a chance de acompanhar também o auge de um jovem gênio da bola. Lionel Messi.  O  tímido baixinho argentino passou a ser hoje o maior artilheiro da história rica do Barcelona, em partidas oficiais. Com 24 anos, tem 234 gols com a mítica camisa blaugrana.
Os gols de número 232, 233 e 234 foram feitos neste franco e aberto jogo contra o Granada. 5 x 3 para o Barça, com um susto no começo do segundo tempo (o Granada chegou a empatar 2×2).
Só na temporada 2011-2012, Messi fez 54 gols. E é cada golaço… Oito tripletes (hat-tricks), incluindo o poker (4 gols ) contra o Valencia e o repoker (contra o Bayer Leverkusen). Incrível, fantástico, extraordínário. E o Barça ainda tem 10 jogos pels liga espanhola, a final da Copa do Rey contra o Athletic e a Champions (nas quartas, uma parada dura: o Milan). Mas os recordes do Super Messi são um bom gancho pra gente pesquisar e saber mais sobre esses goleadores históricos do Barça, César Rodríguez e Paulino Alcántara.
César Rodríguez, o “Pelucas”, era até esta tarde/noite no Camp Nou o maior goleador do Barça em partidas oficiais. 232 gols, segundo a recontagem promovida pelo jornal La Vanguardia e o centro de documentação do clube. César defendeu o Barcelona em parte da  temporada 1939-40 e, depois, de 42 a 55.

Paulino Alcántara ainda é o maior goleador da história do Barça, contando também as partidas amistosas. Marcou 369 gols em 357 jogos, entre 1912 e 1927. Impressionante média acima de 1 gol por partida. 

Messi estreou há pouco mais de oito anos no time de cima. É questão de tempo que esse e outros recordes sejam pulverizados pelo argentino, que ao contrário do outro – por enquanto, mais famoso- não parece ser nem um pouco arrogante. Faz golaços, muitos golaços, e não sai aloprando ninguém. Comemora, na boa, como tem mais é que comemorar mesmo. Gente boa esse Lionel Messi!

  • Em homenagem a Messi, poderia virar uma praxe no futebol de todo o mundo esse lance de o cara que faz três gols numa partida levar a bola do jogo pra casa – além de pedir música no “Fantástico”… hahaha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.