Nome oficial: Estádio Alberto J. Armando
Capacidade: 49 mil torcedores
Inauguração: 25 de maio de 1940. Boca 2 x 0 San Lorenzo.
Linhas de ônibus:
10, 20, 22, 24, 25, 29, 33, 39, 46, 53, 54, 64, 70, 74, 86, 93, 102, 129,
130-152-159-168-186
O blog Fut Pop Clube teve a oportunidade de dar um rolê por um dos estádios mais místicos do mundo, desta vez em dia de jogo. O Boca Juniors – campeão do último certame argentino, o Apertura 2011- recebeu o Olimpo, de Bahía Blanca, na abertura do Clausura.
Há um programa oficial do clube para levar estrangeiros à Bombonera, o Boca Experience, com link no site oficial. Mas embarquei numa tour oferecido num flyer nos hotéis, organizado por “hinchas”(torcedores) – fanáticos, mesmo. Pegam os gringos perto de hotéis, ensinam as músicas da torcida, fazem uma festinha de pizza e cerveja e fornecem os ingressos para uma das arquibancadas atrás dos gols – do outro lado da La 12, a hinchada mais famosa do Boca.
Dentro da Bombonera, os guias não se fazem de rogado. Torcem mesmo, o tempo todo. Do outro lado, a banda de La 12 comanda o show musical da torcida boquense: “dale, dale, dale ô”… “Dale ô, dale ô, dale ô, dale Boca. . .” E por aí vai. Parece que os hinchas guardam cada música para determinado período do jogo. Tem até paradinha…
Mas cantam o tempo todo.
Nesse ritmo, até que o Olimpo começou bem. . . Parou no ótimo goleiro do Boca, Orion.
Guiado por Riquelme, o Boca começou a jogar um futebol por vezes envolvente. E ganhou com um gol em cada tempo. O atacante Mouche foi outro destaque.
Leia também:
O Prezado blogueiro certamente é o maior conhecedor de estádios do planeta…
boa, jota!!
Quem dera, seu Domingos, quem dera. . . Se bem que prefiro estádios com história, com alma. . . do que algumas arenas pós-modernas que estão sendo erguidas. Não deveriam jogar décadas de histórias da bola no chão…
Valeu! Quem sabe se numa próxima posso pegar um Boca x River, quando os da “banda roja” voltarem à primeira divisão? E ainda preciso conhecer os estádios da Inglaterra!
A todos, recomendo também o blog do jornalista Frederico Jota (não é parente, Ernani):
http://fredericojota.blogspot.com/
Ele tem uma série onde relata e mostra suas andanças pelo Futebol na Terra da Rainha.
Muito legal.
Atualizando os rolês do blog, amigos: https://futpopclube.com/2012/02/29/role-do-blog-pelo-museo-del-futbol-no-estadio-centenario/