Começou o futebol

Não, este post não é para falar da rodada. Das vitórias de Grêmio, Internacional, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, das goleadas do Palmeiras e do Santos (quanta novidade os grandes vencerem nos estaduais!), do vira que o São Paulo dançou diante da Portuguesa no Morumbi, do empate do Corinthians contra o Monte Azul. Blogar menos sobre resultados de partidas é uma das minhas promessas para 2010.

Este texto tem a ver com o começo do futebol no Brasil, que está diretamente ligado aos campeonatos estaduais, a partir de 1902!

Na verdade, gostaria de reproduzir uma indicação do seu Domingos D´Angelo, do grupo MemoFut, que discute literatura e memória do futebol. O artigo “O high society, o football e a galera agradecida”, do historiador e professor Sílvio Pêra, publicado na edição 75 da revista História Viva, de janeiro 2010, que está nas bancas. Oito páginas muito interessantes que mostram como o esporte importado da Inglaterra, no começo limitado à elite, se popularizou com a fundação de clubes ligados a fábricas e comunidades de imigrantes. Se você se interessa pela origem de grandes times brasileiros ou de simpáticos e tradicionais clubes como Juventus e Bangu, vale a pena comprar ou pelo menos ir até a banca e dar uma lida. O melhor é que o professor Sílvio Pêra prepara um livro sobre a história do futebol no país. Vem coisa boa por aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.