Mania de Colecionar, até 29/11/2009

Convite.jpgNa sexta-feira, escrevi sobre o Museu do Boca Juniors. Um dos temas favoritos aqui do blog é o Museu do Futebol, em São Paulo. A segunda exposição temporária do museu, localizado no estádio do Pacaembu, Mania de Colecionar, vai até 16 de agosto. Bela dica de passeio para quem está de férias em Sampa. Aproveito as duas últimas semanas da mostra para republicar os textos anteriores (com fotos!) sobre as flâmulas, botões e uniformes em exibição. CLIQUE AO LADO.
Você coleciona algo relacionado ao futebol? Camisas? Flâmulas? Times de botão? Então, vai ficar louco com a segunda exposição temporária do Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu (a primeira foi sobre Pelé).ManiaColecionar_expotemp_convite_artefinal_curvas
Mania de Colecionar traz mais de 5 mil objetos como esses, num “grande painel da paixão pelo futebol e pelo ato de colecionar”. Para o público em geral, abre nesta quarta-feira, 20 de maio. O ingresso mais caro custa seis reais e você pode percorrer todas as salas do Museu, da Grande Área ao Jogo de Corpo. Confira neste link a entrada ao vivo sobre a exposição feita pelo repórter Ivan Moré, no Globo Esporte SP. Veja nos textos abaixo um representante de cada item da nova exposição.

250 FLÂMULAS

Flâmula da Copa 70, coleção de Marcelo Monteiro. FOTO: Bruno Gabrielis, Museu do Futebol
Flâmula da Copa 70, coleção de Marcelo Monteiro. FOTO: Bruno Gabrielis, Museu do Futebol

Flâmula aqui no Brasil, galhardete em Portugal, banderín na Espanha, pennant na Inglaterra. Nomes daquelas peças que capitães dos times trocam, geralmente antes de jogos internacionais entre clubes e seleções. A exposição temporária Mania de Colecionar leva 250 flâmulas ao Museu do Futebol. Copas, seleções e clubes representados. Ao lado, temos um exemplar da coleção de Marcelo Monteiro, do Memória E.C., reverência ao Tri na Copa do México, em 1970. Ele tem 40 flâmulas expostas no Museu, a maioria relativa às Copas. No blog Memória E.C., você encontra mais fotos da mostra Mania de Colecionar.
119 UNIFORMES

Camisa do Mixto, acervo José Cassio Erbist. Foto: Bruno Gabrielis / Museu do Futebol
Camisa do Mixto, acervo José Cassio Erbist. Foto: Bruno Gabrielis, Museu do Futebol

Interessantíssima esta camisa do tradicional Mixto Esporte Clube, o Tigre de Cuiabá, com estampa de tuiuiu em homenagem ao Pantanal. É da coleção de José Cássio Erbist. E está entre os 119 uniformes raros da mostra Mania de Colecionar, no Museu do Futebol. O objetivo dos curadores foi ter times dos 27 estados brasileiros representados. Legal.

A Revista da Folha publicou reportagem sobre o colecionador na edição deste domingo (clique em “Camisas com História – vai pedir senha do Uol ou Folha).

5 MIL BOTÕES

Este é o Ceará, coleção Gabriel Mott. Foto: Bruno Gabrielis/Museu do Futebol
Este é o Ceará, coleção Gabriel Mott. Foto: Bruno Gabrielis/Museu do Futebol

Para craques do futebol de botão de todas as idades, a mostra Mania de Colecionar deve ser enlouquecedora. Estão expostos 5 mil botões, quase 500 times, de tudo quando é material e fabricante, como este do Ceará, da coleção do Gabriel Mott, em foto do Bruno Gabrielis, do Museu do Futebol. Há quatro vídeos, que trazem detalhes sobre a fabricação dos times, depoimentos de botonistas, colecionadores e o que promete ser mais engraçado: uma simulação de Brasil 4 x 1 Itália, numa mesa de futebol de botão! É uma hilária ficção, em que o botão do Baggio isola um pênalti contra o gol de Félix. Gérson é “o único botão canhoto”. Garrincha, “o botão das pernas tortas”… Narração do Paulo Bonfá, do Rock Gol da MTV. Mania de Colecionar fica no Museu do Futebol até 16 de agosto. Vale lembrar: não abre segunda nem em dia de jogo no estádio do Pacaembu.

LINKS:

Outros textos sobre o Museu do Futebol

Site do Museu do Futebol

Blog Memória E.C.

Site Minhas Camisas

Um comentário sobre “Mania de Colecionar, até 29/11/2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.