Cinema STADIUM. Em cartaz, futebol.

Noite de 13 de outubro de 1977. A cidade de São Paulo mal dormiu. O Corinthians treinado por Oswaldo Brandão venceu a 3ª partida das finais do Campeoanto Paulista de 77 contra a Ponte Preta e recupera o título, esperado desde 54 (também com Brandão!). Um filme sobre o jejum de grande títulos e o fim desse período, graças ao gol de Basílio, foi lançado na sexta-feira em cinemas paulistas. 23 Anos em 7 Segundos (DVD já em pré-venda), entrou em cartaz poucos meses após a estreia do filme Fiel. A buena onda de documentários sobre futebol inclui várias produções sobre conquistas do Colorado, rival do alvinegro nesta noite em que sai o campeão da Copa do Brasil e o 1º brasileiro da Libertadores 2010. Exemplos: Gigante – Como o Inter Conquistou o Mundo e Gigantes do Deserto – Internacional Campeão da Dubai Cup 2008. (e agora, Nada Vai nos Separar, o filme do centenário). Todos da G7 Cinema, mesma produtora de Fiel – e que prepara Soberano – Seis Vezes São Paulo, Soberanosobre os seis títulos brasileiros do tricolor paulista. O mestre Telê Santana, responsável por um desses títulos (e também pelo único Brasileirão do Atlético-MG) é tema de um documentário que pode ser lançado no segundo semestre: Meio Século de Futebol-Arte(link pro blog do filme, que já tem trailers). A Ana Carla Portella e a Danielle Rosa trabalham há 4 anos no projeto sobre o Fio de Esperança, que vai ter uma trilha sonora feita especialmente para o doc. Oba! Eterno rival do Inter, o Grêmio não fica atrás nos lançamentos cinematográficos. Depois de Inacreditável – A Batalha dos Aflitos (veja trailers), também da G7, estreou há poucas semanas 1983: O Ano Azul. Acaba de sair Zico na Rede(leia mais aqui), um documentário com um monte de gols comentados do Galinho de Quintino. Ademir da Guia, Garrincha, conquistas do Flamengo, a Copa de 1958 … também são temas de filmes. PARA LER SOBRE ISSO, CLIQUE >>>

Divino – Em 2006, o eterno 10 palmeirense, Ademir da Guia, ganhou filme. Um Craque Chamado Divino, disponível em DVD. Que eu saiba, não existem filmes sobre históricas conquistas do Palmeiras, como a Arrancanda de 1942, Copa Rio, Libertadores 99 etc. Quem se habilita? Acho que sobre o grande Santos de Pelé só rolaram os dois filmes sobre o Rei. Isto É Pelé e Pelé Eterno. O alô vale para cineastas-torcedores do Galo, Cruzeiro, Bota, Flu, Vasco…

– Recentes conquistas rubro-negras mereceram produções da Fla Filmes que chegaram a passar em salas de cinema, como os Cariocas de 2006, 07 (Conte Comigo, Mengão) e 2008 (Vamos Flamengo)e a Copa do Brasil 2006 (É Campeão). O site da Fla Filmes anuncia para breve um doc sobre a conquista da Copa União, o polêmico Brasileirão de 1987. A Flaboutique – loja do Mengo – tem vários desses DVDs, além de Heróis de uma Nação.

Garrincha, Alegria do Povo – o doc dos tempos de Cinema Novo passa de vez em quando no Canal Brasil. E acaba de sair numa caixa de DVDs com a obra do diretor Joaquim Pedro de Andrade.

LEIA MAIS:

1958- O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil: bom doc sobre a conquista do primeiro título mundial da Seleção.

– Já o primeiro Mundial conquistado pela Alemanha é o tema de O Milagre de Berna.

– Os anos de chumbo e a Copa de 70 são panos de fundo de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, uma das raras ficções nacionais sobre o esporte … que quase se chamou Vida de Goleiro.

–  Texto sobre Zidane – Um Retrato do Século 21.

– Doc sobre o começo da carreira de Ronaldo.

– Texto sobre Boleiros, também obra de ficção, mas a vida imita a arte e vice-versa…

2 comentários sobre “Cinema STADIUM. Em cartaz, futebol.

  1. Bela seleção cinematográfica. Já estava mesmo na hora de a arte dos campos aparecer mais vezes nas telonas.
    Show.
    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.