Palmeiras e Libertadores

palestra-copiaDos 5 brasileiros que disputam esta Libertadores, o Palmeiras é o que a conhece há mais tempo, desde 1961 (vice-campeão frente ao Peñarol). A chamada Academia voltaria a perder a Taça só na final em 68, contra o Estudiantes de La Plata, onde jogava o pai do Verón. Na nona participação, o tão sonhado título. 1999. O time do Palmeiras não era tão badalado como o de 96, mas tinha a garra de Felipão no banco. E Marcos no gol. Laterais como Arce, rei de bolas paradas, e Júnior, voando. Zaga forte: Júnior Baiano e Roque Júnior. No meio, César Sampaio, Rogério, Zinho e o brilho de Alex. Na frente, Paulo Nunes e Oseás, às vezes Evair, ídolo da torcida desde 93. Na primeira fase, uma vitória e uma derrota frente ao Corinthians. Contra o Olimpia, derrota lá por 4×2 e empate aqui. Contra o Cerro, do Paraguai, duas vitórias. Palmeiras passou em segundo no grupo e no primeiro mata-mata encarou o Vasco. 1×1 no Palestra e grande vitória em São Januário (4×2). Nas quartas, de novo o arquirrival Corinthians. Dois resultados iguais. Na decisão por pênaltis, deu Palmeiras. Na semifinal, um argentino pela frente. Em Buenos Aires, River Plate 1×0. Tudo bem. No Palestra, Verdão 3×0.  O adversário na final foi o Deportivo Cáli. Na Colômbia, derrota por 1×0. Em casa, o Palmeiras fez 2×1 e levou a Taça nos pênaltis.  Alviverde campeão da América pela primeira vez. Scolari ganhava pela segunda.

No ano seguinte, Felipaõ perdeu seu tri e o Palmeiras o bi ao ser derrotado só nos pênaltis  pelo Boca de Bianchi, Riquelme, Schelloto e Palermo ( há quem diga que do juiz também…).

DEPOIMENTO DO TORCEDOR (Luiz Reginaldo Lima): “Minha maior lembrança de 99 foi a épica batalha (com o nascimento da lenda São Marcos) contra o Corinthians, que tinha um time superior ao Palmeiras na época, mas foi batido nos pênaltis após 2×2 agregando os 180 minutos. Na final contra o Deportivo Cali, o momento mais marcante, sem dúvida, é a vibração de Scolari e sua corrida pra galera, assim que o último pênalti vai pra fora.”

JOGOS DO PALMEIRAS NA LIBERTADORES 2009 (resultados atualizados após as partidas)

hoje, 17/02 -LDU 3×2 Palmeiras (Quito)

03/03 – Palmeiras 1×3 Colo-Colo (Palestra Itália)

08/04 – Sport Recife 0x2 Palmeiras (Ilha do Retiro)

15/04 – Palmeiras 1×1 Sport (Palestra)

21/04 – Palmeiras 2×0 LDU (Palestra)

29/04 – Colo-Colo x Palmeiras (Santiago)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.