O instrutor de autoescola Milou é um torcedor fanático do Standard Liège, a ponto de afetar suas relações afetivas. Eu Sou um Torcedor do Standard é uma comédia romântica belgo-francesa de 2013, dirigida e estrelada por Riton Liebman. Não conhecia, vi esta noite no canal Max Up, curti. Não encontrei informação de reprises. Fique de olho e confira o trailer comigo no RT.
Continuar lendo “Je Suis Supporter du Standard”
Notas
A partir de agora, passo a incorporar no blog algumas dicas que compartilhar no perfil do Fut Pop Clube no Twitter.
#DeLetra. Dica de e-book: “The Agony & the Ecstasy“, de Richard Foster, sobre os play-offs de acesso no fut inglês. pic.twitter.com/Hqn4M2Bk0z
— João Ricardo Lima (@FutPopClube) 20 janeiro 2016
Mais um! Mais um! O jornalista Maurício Noriega (Sportv, Blog do Nori) lança novo livro em 28 de agosto. Um perfil de Rivellino.
O garoto do parque merecia mesmo livro, e também música, filme… risos! A noite de autógrafos do “Rivellino” de Nori em São Paulo é em 28 de agosto, 18h30, na livraria Cultura do Conjunto Nacional, na av. Paulista (Metrô: Paulista/Consolação).
Maurício Noriega já publicou livros sobre grandes técnicos brasileiros, mais recentemente um só sobre o mestre Osvaldo Brandão (Libertador Corintiano, Herói Palmeirense) e também sobre os atacantes Kléber, o gladiador, e sobre o Marques- O Messias.
Boa sorte e que venha o próximo, Nori!
Continuar lendo “Lançamento: #Rivellino, novo livro do Nori.”
O blog Fut Pop Clube saúda o título da segundona do futebol do Rio, conquistado pelo Mecão (o acesso à elite do futebol carioca já estava garantido) com a dica de uma leitura divertidíssima: “Tijucamérica”, do jornalista José Trajano, que como qualquer pessoa que já tenha assistido à ESPN no Brasil tá careca de saber, é americano fanático.
Sabe aquelas listas de melhores da história de um time? Pois a “chanchada fantasmagórica” de José Trajano pega o
“dream team” do America e bota o time de zumbis pra disputar de novo o campeonato carioca. Mas os mortos-vivos é que levam susto com o “New Maraca”.
Tudo com muita informação sobre o “Saaangue”, a Tijuca e figuras dos anos dourados do rádio e do Rio. Lamartine Babo incluído.
Esta semana, Trajano autografa seu novo livro no Rio em três eventos. O lançamento é da Paralela.
- Terça-feira, 28 de julho, às 19, na Livraria da Travessa em Ipanema: http://on.fb.me/1HYAZZw
- Quinta-feira, 30 de julho, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Tijuca: http://on.fb.me/1JqfPIh
- Sábado, 1º de agosto, às 11h, no Bar do Chico (Rua Afonso Pena, 128).
Hoje é o aniversário -115 anos! -do Sport Club Rio Grande, o clube fundado pro futebol mais antigo do Brasil em atividade ininterrupta. Por isso, 19 de julho virou o Dia do Futebol no país. Infelizmente, o Vovô Tricolor – que tem as cores da bandeira do Rio Grande do Sul – caiu da segundona estadual. Vai disputar a terceira divisão do futebol gaúcho, em 2016. O Rio Grande foi campeão gaúcho da primeira divisão em 1936. Da segundona, em 1962. E da terceira, em 2014. Que o Vovô conquiste novos acessos logo. Continuar lendo “19 de julho. 115 anos do Sport Club Rio Grande, o Vovô Tricolor. Dia do Futebol.”
Publicado em 14 de julho de 2015
Tem um livraço sobre futebol saindo em português. Herr Pep, detalhada e imersão do jornalista Martí Perarnau no primeiro ano de Guardiola no comando do Bayern de Munique, ganhou edição brasileira por uma nova editora, a Grande Área. O título aqui é Guardiola Confidencial. 408 páginas, R$ 44,90. Continuar lendo “Herr Pep | Guardiola Confidencial”
Outra preciosa dica do seu Domingos D’Angelo, do Memofut, chega ao e-mail do Fut Pop Clube. A Giselda Bellini lança nesta quinta-feira, 18 de junho, seu livro sobre o seu marido, o homem que levantou a primeira Taça Jules Rimet verde-amarela. “Bellini – O Primeiro Capitão Campeão” (Prata Editora) tem 208 páginas e custa R$39,90. A noite de autógrafos desta biografia que já sai com duas estrelas de título mundial no peito começa às 19 h na livraria Saraiva do Shopping Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 , São Paulo). Combinado? Nesta quinta, então.
Dentro do post, a sinopse de “Bellini – O Primeiro Capitão Campeão”.
Continuar lendo “Lançamento: “Bellini – O Primeiro Capitão Campeão”.”
Um artigo publicado nesta semana de final da Champions 2015 no diário “Marca” por Esteve Calzada, agente de jogadores e profissional de marketing esportivo, trouxe as maiores torcidas da Itália, em porcentagem.
- Juventus : 29%
- Internazionale : 18%
- Milan : 17,9%
- Napoli : 10,4%
- Roma : 8,5%
O blog Fut Pop Clube agora está também no Instagram:
A conta no Instagram vai ter fotos de estádios, flâmulas, uniformes etc do acervo Fut Pop Clube, geralmente ligadas a algum fato: uma conquista de título, o acesso de um time, uma efeméride, um lançamento, uma grande jogada.
- Outras redes sociais do Fut Pop Clube: Continuar lendo “Caiu na rede…”

Editorial
2015. A Juve está de volta a uma final do principal título europeu, logo contra o temido Barça do tridente M-S-N.
Corte rápido na máquina do tempo.A primeira Taça/Copa/LIga dos Campeões da Europa conquistada pela Vecchia Signora veio num jogo que não deveria ter sido jogado. Estádio de Heysel, Bruxelas, 29 de maio de 1985. Antes da decisão da então Copa dos Campeões (hoje a organizada Champions – Liga dos Campeões), torcedores do Liverpool atacam os tifosi. Um muro de proteção desaba. Trinta e nove, isso mesmo, 39 torcedores morrem – a maioria, bianconeri. Seiscentos ficam feridos.
Incrível, mas ainda teve jogo. A Juve ganhou por 1×0. De pênalti, marcou o craque francês Michel Platini – hoje presidente da Uefa.
Sintomático que trinta anos depois da tragédia de Heysel, estádio que hoje tem outro nome (King Baudouin Stadium) e vai acabar sendo demolido, o futebol tenha vivido mais um dia triste, em outro campo, no tapete de Zurique, nos bastidores, com o continuísmo da atual administração da Fifa. Não que eu acredite que o representante de uma ou outra federação ou confederação vá fazer figura muito melhor, não.
De vez em quando, até nós, fanáticos por futebol como você que me lê e eu, sentimos nojo do esporte de que tanto gostamos. Dá uma vontade de deixar de lado. E isso tem acontecido cada vez mais.
Aconteceu em 29 de maio de 1985. Aconteceu em 29 de maio de 2015. Acontece toda vez que a gente vê uma batalha campal ou nas arquibancadas, ou ainda um episódio como o do spray na mítica Bombonera (o Boca não precisa disso!)… a briga entre são-paulinos e palmeirenses no Pacaembu durante a Supercopa de juniores… entre vascaínos e torcedores do Furacão na Arena Joinville… entre torcedores do Vovô do Ceará e do Leão de Fortaleza no Castelão (teve alguma punição? Não que eu saiba! Se teve, perdão, alguém me corrija. E poderia ter sido uma tragédia!).
Cada vez que vejo imagens de violentas covardias como todas essas citadas fico pensando se a América do Sul não está à beira de algo como Heysel.
Tomara que eu esteja totalmente enganado.