
O documentário argentino “El Otro Fútbol”, que já foi atração do festival CINEfoot, chegou ao Canal Brasil. O filme de Federico Peretti mostra os lados B, C e D do futebol argentino. Durante três anos, a equipe acompanhou jogos de 140 equipes, de todos os torneios oficiais da AFA, Asociación del Fútbol Argentino, percorrendo 50 mil quilômetros, de La Quiaca a Ushuaia, de Corrientes a San Juan.
“El Otro Fútbol”, que estreou na sessão Cone Sul do Canal Brasil, passa de novo na madrugada de hoje para amanhã, às 02h10. A equipe do doc já tinha emplacado uma série inteira no mesmo canal, “Outro Futebol”.
O trailer acima já dá uma boa amostra do cuidado da equipe de Peretti com os enquadramentos. Há muitos planos com a câmera bem aberta, coisa de cinema, mesmo. Os personagens são bem escolhidos. Jogador amador que trabalha de motorista de ônibus. Time que sai do estádio às pressas, sem poder tomar banho, por razões de segurança. Partidas com muito vento, chuva, areia, e até sem torcedor. A volta do Chacarita Juniors a San Martín.
Mesmo com esse painel gigante, de tantas divisões do futebol argentino, o filme jamais se perde. Um dos momentos mais dramáticos, e que deve ter sido caro ao diretor, é o do rebaixamento do River Plate. Peretti também fez um filme sobre a torcida do River (“Esos Colores que Llevás”, 2013 – veja post anterior).
Link: