Espanyol, 115 anos.

RCD EspanyolFlâmula do Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona, que neste 28 de outubro completou 115 anos de história. Hoje o Espanyol de Barcelona (quatro vezes campeão da Copa do Rei) joga no seu moderno Power8 Stadium, na divisa de dois municípios vizinhos, Cornellà (terra da dupla Estopa) e El Prat (onde está o aeroporto de Barcelona).

De 1923 a 97, los pericos jogaram no Sarrià, nome de elegante bairro de Barcelona. Estádio que entrou para a história das Copas por um jogaço, que infelizmente para nós brasileiros terminou com derrota e eliminação da seleção de Telê. Na praça Ricardo Zamora, são poucas as lembranças do estádio (demolido em 20/9/97) como mostrou o rolê do Fut Pop Clube ao lado do jornalista colombiano Wilmar Cabrera, autor do livro Los Fantasmas de Sarrià Visten de Chandal”. A uns 9 mil quilômetros de Barcelona, um dos cinco gols da partida mais famosa do Mundial de 1982 é retratado por um mural do artista brasileiro Eduardo Kobra – (a partir da foto de J.B. Scalco para a “Placar”). O golaço de Paulo Roberto Falcão – o segundo na derrota pra Azzurra- e alegria do agora técnico do Sport Club do Recife merecem a atenção de quem passa pela esquina das avenidas Hélio Pellegrino e Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.

Mural do Studio Kobra com o gol de Falcão contra a Itália.
Mural do Studio Kobra com o gol de Falcão contra a Itália, sobre a foto de J.B. Scalco para a “Placar”

Parece que as árvores querem cumprimentar e abraçar o Falcão por seu gol”, disse o jornalista Wilmar Cabrera, colombiano radicado na Barcelona do antigo estádio Sarrià. A vitória da Azzurra de Bearzot é o tema do livro  de Wilmar Cabrera,Los Fantasmas de Sarrià Visten de Chándal”.

Entre as temporadas 1997-98 e 2009, o clube blanquiazul jogou no Estádio Olímpico Lluís Companys de Montjuïc, sede das Olimpíadas de Barcelona-92.

img1446079648952Acima, camisa comemorativa do centenário do Espanyol, no ano 2000, e uma das camisas alternativas usadas temporadas atrás. O amarelo era cor do Espanyol antes dos pericos adotarem o azul e branco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s