Que livro você indicaria pro cartola, treinador ou jogador do seu time? “A Bola Não Entra Por Acaso“? Que tal “Guardiola Confidencial“? Ou “Estrela Solitária“?
Fiquei sabendo numa página da espanhola Revista Líbero que o Athletic Club e sua fundação fizeram uma ação em que os torcedores dão dicas de livros pra atletas dos times masculino e feminino do Athletic, pro técnico Ernesto Valverde e cartolas. Valverde, o capitão Gurpegui, o presidente Josu Urrutia, o ex-goleiro José Angel Iribar e outros três nomes ligados ao time basco recebem as sugestões, escolhem um livro, assumem o compromisso de ler o título em um mês e dão dica de um livro pro torcedor, que assume o mesmo compromisso.
📚 José Angel Iribar: El fútbol a sol y sombra y La vida que pensamos http://t.co/kEgtp4ZG2O #LetrasyFutbol pic.twitter.com/rUwhltmE41
— Athletic Club (@AthleticClub) 7 outubro 2015
//platform.twitter.com/widgets.js
No começo de novembro, a Fundación Athletic Club vai promover em Bilbao um ciclo de debates sobre literatura, jornalismo e quadrinhos sobre futebol. Lembrando que a Fundación Athletic Club também promove um festival anual sobre cinema de futebol, o Thinking Football, que é muito bom (o blog já acompanhou uma das edições). Assim com no festival de cinema, no ciclo de literatura os convidados não são necessariamente ligados aos leones, como o jornalista Martí Perarnau, autor do livro “Guardiola Confidencial” (Herr Pep), sobre o primeiro ano do técnico catalão no Bayern. Aúpa Athletic!
Você pode saber mais sobre a ação de leitura do Athletic neste link.
Por aqui, foi muito bom saber via Mauro Cezar Pereira e Trivela que o zagueiro flamenguista Wallace é um cara que gosta de ler, e divulga suas dicas num blog, O Wallace Leu. A lista tem romances, biografias, livros de ficção, poesia, de reportagem, sociologia, política, administração, história e até esportes! A iniciativa do jogador rubro-negro chamou a atenção de professoras de Mesquita e do Rio. O jogador mandou livros, deu dicas e gravou recados em vídeo para incentivar os alunos a ler. Veja no post do Mauro.
Boa, Wallace!
Fontes: