O santo guerreiro do samba-rock

Coluna de Música + Fut Pop Clube
16

Este este este este este é/Zé Pretinho/ Zezé…

15219_366848486769850_857745890_nGostaria de aproveitar o dia de São Jorge, o santo guerreiro, padroeiro de tanta gente, de tantos times de futebol, para lembrar de um discão do Jorge Ben Jor, era Jorge Ben mesmo. “A Banda do Zé Pretinho” chegou para animar a festa em 1978 via Som Livre. Está fora de catálogo – meu exemplar é um LP de vinil, recentemente achado numa feirinha de discos em Sampa.
O álbum, que Ben dedica “ao mais Flamengo” e “ao mais anti-Flamengo”, está cheio de referências ao futebol, especialmente no lado A.
“Troca-Troca”, por exemplo, é uma canção sobre as trocas com que o ex-presidente do Fluminense, Francisco Horta, agitava o futebol carioca (“fez voltar ao Rio de Janeiro/a época de ouro da capital do futebol”). E de quebra, reforçava sem gastar nada a Máquina Tricolor na segunda metade dos anos 70.
O clássico “Cadê o Penalty” (aqui respeito a grafia inglesa do encarte) foi regravado pelo Skank, na sua estreia pelo selo Chaos/Sony Music, no começo dos anos 90.

Penalty, penalty, penalty, penalty, penalty/Cadê o penalty/que não deram pra gente/no primeiro tempo…

“Era uma Vez 13 Pontos” narra o destino que um trio de sortudos vai dar para o prêmio da loteria esportiva, fechando um irrepreensível lado a.
551399_366846960103336_140699470_nVirando o disco, o sambalanço continua, com o lado religioso de Jorge Ben Jor (“O Menino Jesus de Praga”), as doces cantadas nas suas musas, como “Berenice” e – apesar do santo do dia deste texto ser o guerreiro – uma homenagem a São Pedro.  Um disco muito gostoso, que convida a ouvir e a dançar sem parar. Jorge é, e a cada dia mais, o meu favorito na música brasileira.

Que show de cuíca, pra variar, num disco de Jorge Ben Jor.

3 comentários sobre “O santo guerreiro do samba-rock

  1. Pra mim, o melhor disco que já ouvi até hoje. O instrumental é magnífico, lindas músicas, samba-rock de primeira, parece uma coisa atual ainda, embora a gente no íntimo saiba que não se farão mais discos assim no Brasil. Que pena que o samba hoje em dia já não é mais como o do grande Jorge Ben!
    Pra mim, o destaque vai para as faixas “Troca Troca”, “Cadê O Penalty?”, “Era Uma Vez Treze Pontos”, “Amante Amado”, “Berenice” e a esfuziante faixa-título! Esse disco é primoroso, isso é que é samba de verdade, e a meu ver esse álbum é a obra-prima de Jorge Ben até hoje!
    Eletrizante mesmo! Realmente, quem escuta não tem vontade de parar! É samba-rock na veia! Salve Jorge, Salve Simpatia!

  2. Bem que poderia ser relançado, não, amigo?
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Viva Jorge! Salve Jorge!

  3. Olha, João Ricardo, você bem que podia adquirir o CD pelo Mercado Livre. Pensando em você, dei uma olhada no site do Mercado Livre, e vi que o CD “A Banda do Zé Pretinho” está à venda. E só tem um CD disponível, e o demais são vinis que estão disponíveis, mas o vinil você já tem. Se quiser adquirir o CD, vá ao Mercado Livre, amigo. Em qualquer outro lugar é dificílimo conseguir o CD.
    O preço é R$ 180,00. Olhei pensando em você, amigo. Eu comprei esse CD numa loja no Rio de Janeiro, numa das lojas da Cinelândia, e comprei em 2005. Mas hoje é muito difícil encontrar novamente esse CD, ele está muito raro hoje em dia. A melhor opção é o Mercado Livre pra você consegui-lo. O preço é alto mas vale a pena por um CD superbacana como esse.
    E pode ter certeza, João Ricardo, que é improvável que relancem esse CD. Os bons CDs de antigamente há muito que deixaram de ser relançados. Pense bem, e adquira-o pelo Mercado Livre. Com certeza esse CD existe em algumas lojas de algumas grandes cidades do Brasil, mas o problema é saber onde. Talvez o Mercado Livre seja a única chance de você pegar esse CD. Dei a olhada no site pensando em você, que, assim como eu, também é fã do grande Jorge Ben Jor.
    Pois é, amigo, aproveite. Fica a dica. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.