Livro: “Viagem à Palestina – Prisão a céu aberto”, de Adriana Mabilia.

Saiu!
Capa_Viagem à Palestina_FINAL_CURVASA seção Flyer se desloca e pede a bola para compartilhar um lançamento não ligado ao futebol.
A jornalista Adriana Mabilia autografa seu primeiro livro “Viagem à Palestina – Prisão a céu aberto” (editora Civilização Brasileira).
É nesta quarta-feira, 24 de abril, depois do “partidazo” de Champions League entre Borussia e Real Madrid, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional – avenida Paulista. Dentro do post, o release do livro da Adriana.
“Viagem à Palestina” é uma fascinante reflexão política de alguém que viveu bem de perto a realidade dos conflitos na região, sem estereótipos. O texto traz o equilíbrio perfeito entre o sentimento diante do inusitado e a perplexidade que desperta o medo. Uma reportagem que levanta as mudanças da vida do cidadão palestino obrigado a viver com a ocupação militar. A autora destaca a importância do papel da mulher palestina, que além da violência natural do conflito, ainda enfrenta o desemprego, a pobreza e a distância do marido, que luta no pelotão de resistência.Adriana Mabilia mostra as particularidades de como é viver em um território sob ocupação militar, com destaque para os famosos checkpoints e para a situação da mulher palestina. Em “Viagem à Palestina”, a jornalista revela que entre 2000 e 2006, das 69 palestinas que deram à luz nos checkpoints, pelo menos 35 perderam seus bebês por falta de atendimento médico.
“As mulheres palestinas são pelo menos três vezes vítimas no conflito com Israel: elas vivem a guerra, a ocupação e ainda o patriarcado […] além de sofrerem abusos diretos por parte dos soldados israelenses, as palestinas enfrentam as consequências indiretas, como o aumento do desemprego e a pobreza”, alerta Adriana.
Com honestidade e transparência, a autora constrói uma grande reportagem feita de histórias de vida de pessoas reais que vivem nos locais visitados: Nadia, uma corajosa militante da causa das mulheres palestinas; o garçom de um restaurante situado em Belém, bem diante de um assentamento israelense ilegal (Har Homa); os militantes judeus que lutam pelos direitos do povo palestino; os jornalistas estrangeiros que atuam na área; pais e mães que, por meio do simples relato de suas memórias, criam um documento repleto de angústia, dor e, paradoxalmente, esperança de que, de alguma forma, a tragédia se resolva, permitindo uma perspectiva de futuro aos seus filhos.
A partir das experiências da vida cotidiana das mulheres palestinas, Adriana mostra que a questão do gênero funciona como uma nova maneira de lidar com os valores patriarcais. “Cada vez mais as palestinas estão menos dispostas a pedir ajuda ou se queixar, pois acreditam que devem deixar de lado seus problemas pessoais para dar suporte e força aos maridos que sofrem no ‘pelotão’ de frente na resistência à ocupação dos territórios”, explica.

Adriana Mabilia é jornalista, especialista em assuntos do Oriente Médio pela PUC-SP. Trabalhou como editora internacional nas emissoras mais importantes do Brasil,como a TV Globo, TV Record e TV Cultura. Também foi repórter de revistas como a “Caros Amigos” e “Elle”.
Ficha técnica:
Viagem à Palestina – Prisão a Céu Aberto, de Adriana Mabília
Editora Civilização Brasileira
224 páginas
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
Imagem

2 comentários sobre “Livro: “Viagem à Palestina – Prisão a céu aberto”, de Adriana Mabilia.

  1. Agradeço a autora pela ousadia, embora se permease as situações vivenciadas pelos palestinos.
    Sempre achei uma barbaridade o que o Hitle fez com os judeus na 2ª Guerra Mundial. Meu pai que lutou bravamente em solo Italiano contra o fascismo e nazismo e assisti a muitos documentários e filmes sobre essa época e acho incrível e inacreditável o que os Israelenses estão fazendo com os palestinos, uma barbárie de tamanha ou até pior dimensão do que o que ocorreu com os judeus na 2ª Guerra Mundial, só que as informações do jornalismo Mundial não é justa em relação a um povo que teve as terras tomadas, trabalho, casas, comida, água, agricultura, etc. etc.
    Parabéns mais uma vez a Adriana Manblia e tenho certeza que o complô para que este livro não seja divulgado deve ser imenso, por isso estou divulgando-o no meu Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.